21 de fevereiro de 2006

Avalancha cultural nos 20 anos de Zeca - Jornal de Noticias

O 'cantautor' Zeca Afonso vai ser homenageado dias 24 e 25 em Guimarães, com debates, concertos, animação de rua e o lançamento de um livro. Trata-se de um dos mais vastos programas de sempre à volta do compositor português falecido em 23 de Fevereiro de 1987.

O tributo, intitulado "No caminho dos 20 anos", inclui dois concertos no Centro Cultural Vila Flor, o primeiro dos quais dia 24, com Manuel Freire, Pedro Barroso, João Loio, De Outra Margem, Chamaste-me Ó, Dino Freitas e Manuel de Oliveira. Dia 25, actuam os galegos Ardentía e Uxia, a par de Amélia Muge, Luanda Cozetti, Francisco Fanhais, José Fanha, Zé Perdigão, Canto Novo e Astedixie.

A anteceder o primeiro concerto, a editora Arca das Letras vai lançar "Zeca Sempre", livro de depoimentos de autores galegos e portugueses sobre o cantor.

Na tarde do segundo dia, haverá um debate sobre "José Afonso, o músico, o poeta e o homem", moderado pelo jornalista Rui Pereira e com a participação de Alípio de Freitas, José Viale Moutinho, Octávio Fonseca, padre Mário de Oliveira e Viriato Teles. O programa inclui também a exposição "Zeca Afonso o sonho cantado", que estará patente na Biblioteca Raul Brandão entre 23 de Fevereiro e 13 de Abril.

Um "workshop" intitulado "(Re)Viver Abril com Zeca Afonso - Para um didáctica de unidade", animação de rua, emissão de vídeo e a projecção do filme "O Anúncio", de José Cardoso, em que José Afonso interpreta "Vejam Bem", são outras iniciativas.

Poesia nos sacos de pão

A homenagem integra ainda, a partir da meia-noite dos dois dias, sessões de música e poesia de José Afonso. "Pão com Sonho" é outra iniciativa do tributo, que consiste na distribuição, em Fevereiro e Março, de milhares de sacos de pão com dados biográficos e alguns poemas de José Afonso.

Os bilhetes para os concertos custam 15 euros (um dia) e 25 euros (dois dias). O programa é organizado pelo Círculo de Arte e Recreio, associações José Afonso e 25 de Abril, e Régie Cooperativa Oficina, com o apoio da Câmara de Guimarães e de instituições da cidade.

Leave your comment