13 de fevereiro de 2007

José Afonso em Viana do Castelo


Neste ano de 2007, cumprem-se 20 anos sobre a morte do compositor e cantor português Zeca Afonso, figura que deu grande contributo à cultura em Portugal e no mundo.
Está em preparação um grande espectáculo musical sobre a sua vida e obra. Um espectáculo pleno de luz e cor, com uma banda de oito músicos (piano, 2 guitarras, baixo, acordeão, saxofone, trompete, bateria) e cinco cantores, que percorrerá toda a vasta obra poética e musical de José Afonso. A banda fez os seus próprios arranjos, sob a direcção musical de Ricardo Pinto.

Este espectáculo terá como cantor principal José Carlos Barbosa, também “Zeca”. Nasceu em Viana do Castelo, em Agosto de 1956. Desde muito novo acompanhou a evolução da música portuguesa, particularmente dos compositores e cantores da resistência. Desde sempre cantou por todo o norte de Portugal, em diversos espaços públicos, tendo gravado e editado em 2003, um trabalho em CD, “Sentidos Afectos”, com a participação de João Afonso. Trata-se de um percurso pela poesia portuguesa ligada aos afectos.
Este evento conta com a colaboração, entre outros, da Associação José Afonso, que se dedica à preservação e divulgação, nas suas múltiplas facetas, da personalidade e obra do artista e do homem que agora recordamos.

Leave your comment