25 de fevereiro de 2007

Observatório lembra Zeca Afonso

Para prestar tributo e “imortalizar a vida e obra” do poeta e cantor José Afonso, a câmara de Grândola está a atrabalhar num projecto de criação do Observatório Mundial da Canção e da Poesia de Protesto. O local exacto ainda está por definir.
O município de Grândola pretende criar um Observatório Mundial da Canção e da Poesia de Protesto, para prestar tributo e “imortalizar a vida e obra” do poeta e cantor José Afonso.
A vereadora Graça Nunes explicou que o projecto ainda está numa “fase embrionária”, mas adiantou que a intenção passa por criar um espaço físico no município que albergue o Observatório. “Trata-se de uma ideia que já foi discutida com a Associação José Afonso, em Dezembro, e que pretendemos concretizar, criando uma estrutura aberta à experimentação e que permita a análise de teses de doutoramento sobre esta matéria”, explicou a vereadora da Cultura.
Neste espaço, cujo local ainda está por definir, vão desenvolver-se actividades culturais, como seminários e encontros de poesia e música, além de outras actividades viradas para a comunidade educativa. A ideia do observatório, que pretende também centrar atenções na música e poesia de outros cantores de intervenção, salientou Graça Nunes, nasceu do facto de o município pretender prestar tributo a Zeca Afonso, que “imortalizou” Grândola com a canção “Grândola, Vila Morena”. “É uma canção que tem uma mensagem de amizade, solidariedade e fraternidade que esta geração tem obrigação de deixar como legado para as vindouras”, referiu Graça Nunes.
Para a vereadora, o concelho de Grândola tem “uma dívida que para com José Afonso”, pelo que a criação do Observatório será “um tributo à sua memória”.
O projecto deverá em breve ser apresentado a diversas instituições nacionais e internacionais, entre as quais a UNESCO e a Comissão Europeia. “Queremos que seja um projecto consistente, em articulação com várias entidades a nível nacional e comunitário”, referiu a vereadora da Cultura, sem adiantar prazos para a concretização do mesmo. Paralelamente, disse, o município está também a encetar um projecto para a criação de um centro de documentação sobre canções e poesias de protesto, a instalar junto à actual Biblioteca e Arquivo Municipal, equipamento que, em breve, vai ser ampliado.

Primeiro de Janeiro 25.2.07

1 Comment:

Anónimo disse...

Tive o privilégio de ver minha trajetória cruzar com a sua em Praia Grande e Atibaia. Desde lá sou revolucionário convicto com projetos sociais em andamento. Sou advogado a exemplo de Marx e Lênin.
Parabéns, me sinto realizado por te-lo encontrado. Estarei divulgando doravante a AJA e a obra militante do não menos guerreiro José Afonso. Saudações socialistas.Fernando Lemos (Smith).