22 de fevereiro de 2007

«Palavras de Zeca Afonso fazem todo o sentido»

Um grupo de cidadãos da Guarda vai homenagear José Afonso sexta-feira, com uma tertúlia que incluirá música e referências à vida e obra do cantor de Abril, referiu à Lusa um elemento da organização.
Segundo Jorge Noutel, porta-voz do grupo de sete elementos, o dia em que se assinalam os 20 anos da morte do cantautor ficará marcado pela iniciativa «As palavras e a música do poeta de Abril», agendada para as 21h30, para o Café Central.
«António José de Almeida [conhecido professor do ensino secundário da cidade da Guarda] abordará a vida e obra do homenageado, seguindo-se um espectáculo de música ao vivo com o conjunto Os Feiticeiros de Oz, que interpretará música de intervenção», informou o porta-voz.
O encontro é organizado «por um grupo de cidadãos anónimos que pretende homenagear uma figura de proa da música portuguesa», explicou Noutel.
«Um marco na cultura portuguesa»
«Queremos relembrar Zeca Afonso como um marco para a cultura portuguesa e alguém que contribuiu para que todos nós tivéssemos uma formação cívica actuante», acrescentou.
Foi escolhido para o encontro um café do centro da cidade porque se pretende que a homenagem seja «uma coisa informal e aberta à participação de todos».
O mesmo responsável lançou ainda um repto às rádios locais da Guarda para que no dia 23 de Fevereiro «passem a música de Zeca Afonso, porque as palavras e a música dele fazem hoje todo o sentido».
José Afonso, que ficará para sempre ligado ao 25 de Abril com a canção «Grândola Vila Morena», uma das senhas da revolução de 1974, morreu a 23 de Fevereiro de 1987.

Portugal Diário 2007/02/21

Leave your comment