21 de fevereiro de 2007

Portugal presta homenagem a Zeca Afonso

Espectáculos e exposições vão ter lugar um pouco por todo o país
Portugal Diário 2007/02/20

Por ocasião dos 20 anos da morte de José Afonso, que se completam esta sexta-feira, várias iniciativas decorrem em todo o país desde colóquios a exposições, passando pelos espectáculos, informa a agência Lusa.
Sexta-feira, pelas 18:30, a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) homenageia na sua sede, em Lisboa, o cantor-autor numa sessão em que participam o seu Presidente e vice-presidente, respectivamente, Manuel Freire e José Jorge Letria.
Ainda na capital, às 21:30, no Mercado da Ribeira, ao Cais do Sodré, realiza-se um «Tributo a José Afonso» com os Cantadores de Rusga, Jorge Jordan, Mingo Rangel, Rogério Charraz, e o actor Jorge Castro, que vai ler poemas.
Na cidade de Odivelas realiza-se também, sexta-feira, o colóquio «Conversa em torno da personalidade e do papel de José Afonso na cultura e sociedade portuguesas», que decorrerá no Auditório da Quinta da Memória e que contará, entre outras participações, com a de Miguel Gouveia.
Ainda em Odivelas, é inaugurada, segunda-feira, uma exposição foto-biográfica sobre o músico no átrio dos Paços do Concelho.
Esta mostra, propriedade da Associação José Afonso (AJA), estará patente até 5 de Março.
A exposição «procura traçar o percurso de vida e o testemunho solidário de Zeca Afonso», disse à Lusa Helena Carmo, da AJA.
Na sexta-feira à noite, no Cine-Teatro S. João, no Entroncamento, o cantor João Afonso e o pianista João Lucas apresentam «Um redondo vocábulo».
Durante o espectáculo, o duo percorre cronologicamente canções menos conhecidas e mais intimistas de José Afonso, tio de João Afonso, como «Bombons de todos os dias», «Pombas brancas», mas também as mais emblemáticas como «Era um redondo vocábulo» e «Papuça».
Entretanto, na próxima sexta-feira, pelas 00:30, o canal um da RTP apresenta o documentário «Zeca Afonso - 20 anos da morte», seguindo-se a exibição do concerto «José Afonso ao vivo no Coliseu», realizado a 29 de Janeiro de 1983.
Vários outros espectáculos estão previstos, nomeadamente durante o próximo mês de Abril, na Casa da Música, no Porto, que organiza de 25 de Abril a 01 de Maio, um ciclo dedicado ao cantautor intitulado «Revolução».
Com Adriano Correia de Oliveira, José Afonso foi uma das figuras centrais da canção de intervenção em Portugal.
Canção popular, de intervenção, balada e fado de Coimbra foram áreas musicais exploradas por José Afonso, que em 1985 editou o seu último álbum, "Galinhas do mato", com as colaborações de Júlio Pereira, Luís Represas, Helena Vieira, Janita Salomé, Né Ladeiras e José Mário Branco.
A 23 de Fevereiro de 1987, aos 57 anos, José Afonso, natural de Aveiro, morreu no Hospital de Setúbal, vítima de esclerose lateral amiotrófica.

Leave your comment