25 de fevereiro de 2007

Uxía e Dulce Pontes em projecto sobre José Afonso

O compositor Davide Zaccaria criou um projecto musical em que pretende fazer confluir cantoras de formações musicais distintas, tendo como pano de fundo a música de José Afonso, falecido faz sexta-feira 20 anos.

«Terra d´Água» é o título do projecto, que junta as cantoras portuguesas Dulce Pontes, Filipa Pais e Lúcia Moniz e as espanholas María Anadon e Uxía.
O projecto, cujo álbum é editado precisamente sexta-feira, é um tributo ao músico e poeta que foi José Afonso, explicou à Lusa Davide Zaccaria.

Para Zaccaria, recriar o repertório do autor de «Grândola, vila morena», foi «relativamente fácil» por estar já habituado a ele e «corresponder a uma paixão».

«Tenho tocado e feito arranjos para canções do Zeca, quer com o meu grupo, quer com Dulce Pontes, até neste seu recente trabalho», assinalou.

Relativamente a este projecto, esclareceu ter procurado «apresentar José Afonso fora da simbologia política e dar mais atenção à vertente de compositor».

María Anadon interpreta «A morte saiu à rua», um poema de homenagem ao escultor José Dias Coelho, assassinado a 19 de Dezembro de 1961, em Lisboa, pela PIDE.

De Luís de Camões, com música de José Afonso, Uxía interpreta «Verdes são os campos» e Lúcia Moniz «Que amor não me engana».

Filipa Pais, que já interpretou temas de José Afonso, nomeadamente quando fez parte do grupo Lua Extravagante, canta «Eu dizia».

Dulce Pontes, que também no seu primeiro álbum, «Lágrima», revisitou o repertório do cantautor, canta «Coro da Primavera».

Todas estas canções - indicou Zaccaria - «pertencem ao imaginário colectivo e são uma inspiração para muitos artistas».

«Pretende-se também recuperar e/ou redescobrir músicas menos escutadas», acrescentou.

Das três músicas inéditas incluídas no CD, Zaccaria interpreta «Terra de Zeca», um tema de sua autoria inspirado na música de raiz popular composta por José Afonso.

Zaccaria assina os arranjos e as composições originais, além de tocar violoncelo, guitarra, viola-baixo e teclados.

O projecto completa-se com os músicos Filipe Lucas (guitarra portuguesa), Jaume Pradas (percussão), Nuno Oliveira (baixo acústico), Victor Zamora (piano eléctrico) e José Soares (guitarra clássica).

Diário Digital / Lusa 22-02-2007

Leave your comment