18 de setembro de 2007

Brigada Victor Jara vence Prémio José Afonso 2007


O grupo português Brigada Victor Jara venceu a edição de 2007 do Prémio José Afonso, com o álbum «Ceia Louca», editado em 2006, anunciou hoje a Câmara Municipal da Amadora, que atribui o galardão.

«Ceia Louca» assinalou o regresso da Brigada Victor Jara, numa altura de celebrações de mais de três décadas de carreira, desde que o grupo apareceu, em 1975 em Coimbra.
O prémio foi atribuído por unanimidade por um júri do qual fizeram parte Olga Prats, António Vitorino de Almeida, Carlos Pinto Coelho, António Moreira e Natália Cañamero de Matos.
O Prémio José Afonso foi criado em 1988 para homenagear o cantautor português e destina-se a galardoar um álbum de edição portuguesa cujos temas tenham como referência a cultura e a história portuguesas.
Actualmente com nove músicos, a Brigada Victor Jara já integrou na sua formação inicial artistas como Né Ladeiras, Fernando Amílcar e Joaquim Caixeiro.
Em 1977, dois anos depois de se terem formado, com um nome que homenageia o cantor chileno Víctor Jara, editaram o primeiro álbum, «Eito Fora», feito de cantares regionais.
Da sua discografia destaca-se «Monte formoso», em 1989, do qual saiu um espectáculo de homenagem a José Afonso, que contou com a participação do Teatro Bonifrates e do Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra.
Em 2000 lançaram «Por sendas, montes e vales» e em 2006 «Ceia louca», que contou com a participação de convidados como Carlos do Carmo, Vitorino e Janita Salomé, Lena d´Água e Jorge Palma.
O prémio José Afonso, que não foi atribuído em 2006, será entregue à Brigada Victor Jara no dia 22 de Setembro nos Recreios da Amadora.
Fausto, Sérgio Godinho, Né Ladeiras, Dulce Pontes, Filipa Pais, Carlos do Carmo e José Medeiros foram alguns dos músicos portugueses já distinguidos com o Prémio José Afonso.

Diário Digital / Lusa

17-09-2007

2 Comments:

Anónimo disse...

Prémio bem merecido

Anónimo disse...

2007 será o ano dos "Couple Coffee"!
Parabéns Brigada!