11 de setembro de 2007

Setúbal: José Afonso recebe medalha de honra da cidade

José Afonso é uma das personalidades distinguidas, a título póstumo, com a Medalha de Honra da Cidade nas comemorações do 242.º aniversário do nascimento de Bocage, que se celebra sábado, feriado municipal em Setúbal.
O autor da canção-senha da revolução de Abril (Grândola Vila Morena) vai ser distinguido com a Medalha de Honra da Cultura da Cidade de Setúbal na sessão solene marcada para as 09:30, no salão nobre dos Paços do Concelho.

O velejador João Cabeçadas e a tenista bicampeã nacional Neuza Silva, a Associação de Saúde Mental Dr. Fernando Ilharco e, a título póstumo, o engenheiro Luís Novaes da Câmara Pestana, que fez o levantamento topográfico da estrada, posteriormente construída, entre o Outão e o Portinho da Arrábida, são outros dos homenageados no Dia do Bocage.

Ao final da tarde, pelas 18:00, serão entregues os prémios do 9.º Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, que este ano registou uma das maiores participações de sempre, com 146 trabalhos admitidos a concurso, e que teve como vencedor o «Livro das Alegrias», de Fernando Paulino. O autor vai receber um prémio de 1500 euros atribuído pela Câmara Municipal de Setúbal.

Sara Raquel Ferreira da Costa, vencedora do prémio revelação, será contemplada com 1000 euros, atribuídos pela Associação dos Municípios do Distrito de Setúbal.

O programa de comemorações prossegue, às 21:30, com a peça «Bocage e as Ninfas», pelo TAS (Teatro de Animação de Setúbal), no Auditório José Afonso.

Entre outras iniciativas culturais e desportivas que se prolongam até final do mês de Setembro, está prevista para o dia 22 a realização da Travessia do Sado a Nado, prova com um percurso de 2600 metros integrada no Circuito Nacional de Águas Abertas, que terá início às 11:00, na Marina Tróia Resort, estando a linha de chegada instalada na praia da Albarquel.

No âmbito das comemorações do dia de Bocage estará patente no Clube de Oficiais de Setúbal uma exposição de trabalhos de artistas plásticos de Setúbal alusivos a Bocage.

O programa das comemorações do Bocage encerra com a encenação «Para ti Bocage...», nos dias 28 e 29 de Setembro, às 21:30, pelo Grupo de Teatro Amador da Sociedade Musical Capricho Setubalense, na sede da colectividade setubalense.

Diário Digital / Lusa

11-09-2007 12:10:00

Leave your comment