11 de setembro de 2007

Tributo a um poeta da música

«Cores para José Afonso – Tributo a um poeta da música» é o título da exposição que hoje inaugura, na Árvore, pelas 22h00. Uma iniciativa da Árvore – Cooperativa de Actividades Artísticas e a Associação José Afonso, por intermédio do seu núcleo do Norte.
«Cores para José Afonso» é a “nossa lembrança a um homem que escreveu e cantou o seu mundo: o mundo que viu de Caxias, o mundo que viu nos lugares por onde passou, o mundo resultante da reflexão solitária e solidária sobre a vida do seu tempo”, lê-se no comunicado enviado à imprensa pela organização.
Poeta, andarilho, músico, cantor, homem de intervenção cívica, José Afonso nunca deixou que o tempo e a história lhe passassem ao lado.
Nascido a 2 de Agosto de 1929 em Aveiro, José Afonso voou para outras paragens a 23 de Fevereiro de 1987 “levando em si todos os sonhos e todas as utopias que, vinte anos depois, são ainda tão necessários e tão urgentes”, lê-se mais à frente no mesmo comunicado.
Das suas andanças por África, Portugal, Galiza e por muitas outras partes do mundo fica-nos a sua obra: vinte e oito discos de originais, mais de cento e vinte e cinco títulos gravados a par da sua imensa poesia não musicada.
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 20h00. Aos sábados entre as 15h00 e as 19h00. Nos dias em que as actividades o justifiquem funciona até às 23h30 Encerra aos domingos e feriados.
A inauguração conta com intervenção musical «Canções do Zeca» e, no dia de encerramento, a 25, terá lugar um leilão das obras expostas, pelas 22h00.

O Primeiro de Janeiro

Leave your comment