6 de janeiro de 2008

XXII Encontro Galego-português de educadores para a paz

18, 19 e 20 de Abril de 2008

Teatro e Auditório de Caixanova Vigo

Organização:
Asociación Galego-Portuguesa de Educación para a Paz (AGAPPAZ)
Educadores/as pola Paz – Nova Escola Galega
Departamento de Pedagogía y Didáctica da Universidade de A Coruña
Movimento dos Educadores pela Paz de Portugal (MEP)

O novo encontro das educadoras e dos educadores para a paz galegos e portugueses, bem como de outras terras que nos queiram acompanhar, já está programado. Será em Vigo, a cidade onde nasceu, no ano de 1983, o grupo EDUCADORES POLA PAZ do Movimiento de Renovación Pedagógica (MRP) – NOVA ESCOLA GALEGA. Vai ser um Encontro especial por vários motivos. Em primeiro lugar, porque é a primeira vez que reuniremos em Vigo; em segundo lugar, porque, no decurso deste XXII Encontro, celebraremos os 25 anos de existência de EDUCADORES POLA PAZ, o grupo de educação para a paz mais antigo em actividade na Península Ibérica. Será, assim, um Encontro para festejar e para recordar as numerosas actividades desenvolvidas nestes 25 anos (que, na maioria, se podem consultar na nossa página electrónica: www.educadorespolapaz.org): jornadas, cursos, conferências, encontros, revistas, livros, etc., mas também para falarmos da situação actual e do futuro. Neste sentido, dada a actualidade da temática e o nosso compromisso com a mesma, pela segunda vez, dedicamos o tema em estudo à Educação para a Cidadania e os Direitos Humanos.
Na verdade, devemos insistir e procurar novas reflexões sobre esta temática e em particular sobre a disciplina de “Educação para a Cidadania e os Direitos Humanos”que começou a ser leccionada, no ano lectivo de 2007-2008, em sete comunidades autónomas do Estado Espanhol e que, no próximo ano, se estenderá às restantes, incluindo a Galiza. Por isso, é muito importante estar atento ao que se está a fazer, às polémicas que se continuam a gerar, às necessidades que esta nova disciplina requer, etc. Em última análise, continuar a fazer chegar reflexões e propostas a este debate em que participamos muito activamente.
A celebração dos 25 anos e a sua realização em Vigo levaram-nos, este ano, a modificar a estrutura tradicional dos nossos Encontros. Assim, incluímos, pela primeira vez, um acto-espectáculo num teatro, em que intervirão músicos e poetas consagrados, bem como alguns dos ensaístas que colaboram no livro sobre os 25 anos de Educadores Pola Paz que será apresentado no referido acto (Editado por Edicións Xerais; coordenado por Xesús R. Jares; com a participação de numerosos especialistas de diferentes disciplinas e países). Também nos pareceu oportuno, nesta ocasião, prescindir das oficinas, dando preferência às conferências e conferencistas de alto valor intelectual, com grande experiência, uma extensa e sólida obra e um compromisso totalmente assumido com a temática a abordar. O esforço feito neste sentido, também é novo na nossa história. Esperamos que os nossos esforços e as nossas ilusões sejam recompensados pela participação massiva de todos os que já participaram, nalguma ocasião, nas nossas actividades e por todos os que queiram fazê-lo pela primeira vez. Para estes, será, sem dúvida, um bom ponto de partida.Assim, esperamos a vossa presença e participação activa. Até Abril, o mês da liberdade e da paz, em Vigo, de 18 a 20.


Descarregue o programa

Leave your comment