16 de fevereiro de 2008

Mário Laginha e Bernardo Sassetti apresentam "Grândolas"

Os músicos Mário Laginha e Bernardo Sassetti apresentam no próximo dia 23 de Fevereiro, no Cine-Teatro Louletano, o espectáculo ‘Grândolas’, no qual os dois pianistas juntam temas próprios originais a outros da autoria de José Afonso e recriados dentro de um estilo musical muito próprio.

A linguagem pessoal de Mário Laginha e Bernardo Sassetti é enriquecida com incursões improvisadas pelo amplo universo musical de José Afonso, numa viagem sonora de grande qualidade, que mistura subtileza, intimismo, energia e emoção a um rico quadro imaginativo, daí resultando um concerto de inegável interesse.

Mário Laginha e Bernardo Sassetti actuaram juntos pela primeira vez em Agosto de 1999, no Festival Jazz em Agosto, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian. A recepção entusiástica do público levou a que os dois músicos passassem a encontrar-se em palco com alguma regularidade e em 2003 surgiu o primeiro registo discográfico, com o nome de ambos.

Os dois pianistas têm percursos diferenciados mas com múltiplos pontos de contacto, a começar pela circunstância de, tendo ambos formação clássica, desde bem cedo mostrarem uma grande atracção pelo mundo do jazz.

Mário Laginha mantém desde há vários anos uma forte ligação musical a Pedro Burmester e os dois gravaram o disco ‘Duetos’. É ainda sobejamente conhecida a cumplicidade de mais de uma década entre Laginha e Maria João, traduzida em oito trabalhos discográficos e concertos por todo o Mundo.

Com um último trabalho, ‘Indigo’, lançado em 2004, Bernardo Sassetti tem dedicado particular atenção, como compositor, à produção de trabalhos para filmes, como ‘The Talented Mr. Ripley’, de Anthony Minguella, ou ‘Facas e Anjos’, de Eduardo Guedes.

Armando Alves Correio da Manhã

Leave your comment