1 de março de 2009

José Afonso em Guimarães a 5 de Maio de 1982


Fotografias e texto enviados por Torcato Ribeiro.

As fotos são duma iniciativa organizada pelo CICP ( Centro Infantil e Cultural Popular) com o objectivo de angariar fundos para a construção dum Auditório em Guimarães.
Para o efeito, o CICP, alugou uma tenda de circo, e promoveu durante dois meses uma actividade cultural diversificada, destacando-se, para além do espectáculo do Zeca, o José Mário Branco, o maestro Vitorino de Almeida, o Carlos do Carmo, o Salada de Frutas, a Sheila, o Cantaril, a Tété, o UHF, a Lena d' Água e Banda Atlântida, a projecção de filmes e um debate sobre o aborto.
A esta iniciativa chamou-se CIRCULTURA, e realizou-se em 1982, durante Maio e Junho. O espectáculo do Zeca foi às 21,30 horas de sábado, 5 de Junho de 1982.
Como curiosidade, penso que este espectáculo foi o último que o Zeca deu, exceptuando as homenagens posteriores.
Foi colocada pelo Zé Mário Branco, que participou nesta iniciativa na semana anterior, a possibilidade de se fazer neste espectáculo, uma homenagem surpresa ao Zeca, mas por várias razões tal não foi possível.
O Zeca actuou com o acompanhamento do Janita Salomé, Júlio Pereira e Serginho Mestre.
A foto de convívio depois do espectáculo, é no café Oriental em Guimarães, estando ausente o Zeca, que por motivos da sua doença, teve que ir descansar.
As fotos são pertença do CICP e da autoria do Carlos Mesquita.

1 Comment:

Anónimo disse...

Esta mensagem fez-me lembrar uma participação do Zeca em Évora, numa sessão organizada por alguns amigos numa festa organizada em sua homenagem. A data não a sei precisar. Nesta altura já o Zeca estava muito mal e cantou algumas canções, mas ao fim de algum tempo pediu para descansar um pouco.O seu estado de saúde já se notava que não era muito bom.
Hoje sinto uma certa nostalgia desses tempos e tenho pena que esta grande festa não tenha ficado registada para a posteridade.A mesma foi organizada pelos seus verdadeiros amigos, não tendo sido pacífica e houve bastantes boicotes para que ela não se realiza-se, inclusive foi-lhe recusada a medalha da cidade.
Relato de um dos presentes, Fernando Costa