26 de junho de 2010

"Legados de José Afonso": nota de imprensa

2 Comments:

chico da EMILINHA disse...

LEGADOS DE JOSÉ AFONSO

VEM UNS PUTOS, QUE NUNCA CONHECERAM NEM VIRAM O ZECA ( e que importa isso ? T U D O ! ! ! ), ESPETAM-ME COM UM DOCUMENTÁRIO QUE ME ARREPIA ATÉ AO FIM E, CORRE-ME O CLORETO DE SÓDIO, LÁ SE IRIA O RIMEL, MEUS BONS E EXCELENTES MALANDROS.
NÃO INTERESSA AGORA VIR COM – AI, EU SABIA ISTO, , CONVIVI COM O ZECA, PODIAM TER DITO AQUILO, PODIAM TER IDO ALI, OU TER COM......... Ó Ó Ó Ó
FOI E É BONITO, O ZECA GOSTARIA, BATIA-SE POR ISSO MESMO,,, MALTA MAIS NOVA, DEPOIS DE TANTOS ANOS A FAZER COISAS; JÁ CÁ ANDO HÁ MAIS DE 58, OUVI, VI O ZECA E ATÉ O MANDEI TRABALHAR VEJAM LÁ. Leiam lá,,,,,,,,
DEPOIS DE 76 OCUPOU-SE UMA CASARÃO, QUE TINHA COMO DESTINO TESTAMENTÁRIO, ACOLHER CRIANÇAS COM PARCAS POSSIBILIDADES, ESTAVA A COISA A BOIAR , ESPERANDO MELHORES DIAS DIZIAM, QUANDO SE RESOLVEU OCUPAR A CASA.,,, METEU POLICIA, E AS CONFUSÕES DO COSTUME, MAS FICOU A CASA A CUMPRIR O FIM PARA QUE O HOMEM DA PASTA NEDICINAL COUTO QUERIA, LÁ ESTAVAM AS CRIANÇAS DESFAVORECIDAS DA VIDINHA, DE PAIS COM RARISSIMAS OU POQUISSIMAS POSSIBILIDADES.
FOI A MALTA ANÓNIMA QUE ARRANJOU A CASA COMO PODE, HAVIA UM MÉDICO BACANO, QUE LÁ IA DUAS VEZES POR SEMANA, CONSULTAS Á MIUDAGEM Á BORLA, PASSAVA AS RECEITAS, DAVA MEDICAMENTOS E RECOMENDAÇÕES, QUANDO NÃO HAVIA PASTA, A MALTA JUNTAVA-SE, BEBIA MENOS UMAS BRANCAS FRESCAS, MENOS UNS CIGAROS, ALGUÉM ATÉ IA Á FARMÁCIA E MANDAVA PÔR NA CONTA DOS PAIS, E OS MEDICAMENTOS APARECIAM,,, UMA VEZ POR OUTRA LÁ VINHA UMA CAMADA DEMOCRÁTICA DE PIOLHOS E LENDEAS, FAZIA-SE E DAVA-SE DE COMER ÁS CRIANÇAS ( que se querem com a canalha ), LAVAVAM-SE, MUDAVAM-SE AS FRALDAS, SUBTRAIA-SE UNS LENÇOES E UNS COBERTORES EM CASA, UMA VEZ POR OUTRA TINHA-SE DE FICAR COM AS CRIANÇAS A DORMIR, OS PAIS NÃO APARECIAM, OU ERA UMA MÃE DAQUELAS QUE A NOITE OBRIGAVA A TRABALHAR COM A BOCA DO CORPO. A MALTA IA-SE REVESANDO E LÁ ANDAVA A COISA.
CERTA OCASIÃO ESTANDO A CONCERTAR UMAS VEDAÇÕES, ( quando estou a fazer qualquer coisa, sou como o cão quando está a comer, já darão por ela do reparo ) PARA A GANAPADA NÃO IR PARA SÍTIOS MENOS CONVENIENTES , QUANDO APARECE O DOUTOR ACOMPANHADO COM UM GAJO MAL ENJORCADO A VISITAR A COISA; COMO ESTAVA A TRABALHAR NÃO LIGUEI NADINHA, MAS FUI SURPRENDIDO COM UM ---- COMO VAI ISSO COMPANHEIRO ? – VAI INDO, TEM QUE IR ! , SE POR ACASO VEIO PARA TRABALHAR ESTÁ AQUI ESTA TINTA E ESTE PINCEL, PODE COMEÇAR POR ALI, , INDICANDO-LHE O PRINCIPIO DA VEDAÇÃO.... O GAJO DEU UMA GARGALHADA, O MÉDICO TAMBÉM, E DISSE O HOMEM – HÁ-IR COMPANHEIRO,, HÁ-DE IR,,, E DESANDOU COM O SENHOR DOUTOR.
NO FIM DO DIA, ANTES DE O MÉDICO IR EMBORA ERA USUAL REUNIR-MOS, PARA SABER AS RECOMENDAÇÕES PARA A GANAPADA E ALGUMAS COISAS QUE FOSSEM NECESSÁRIAS,,, O DOUTOR, PERGUNTA-ME – SABES QUEM ERA AQUELA HOMEM CHICO ? – SEI LÁ Ó C....,.,., DR, NEM REPAREI BEM ! diz ele – ERA O ZECA AFONSO ! ! ! ,,, INSULTEI-O DO PIORIO, APETECEU-ME BATER-LHE, FOI O CABO DOS TRABALHOS, E AINDA POR CIMA O GAJO SÓ SE RIA.

FORÇA MALTA, CONTINUEM, NÃO ESMOREÇAM, NÃO DEIXEM CAIR OS BRACINHOS, O ZECA FICARIA MUITO ORGULHOSO ( como isso é bom, vindo DELE ) DO VOSSO TRABALHO E EMPENHO,,, HAVIA DE DAR UMA GARGALHADA, SIM QUE O HOMEM NÃO ERA TÃO SORUMBÁTICO COM O QUEREM PINTAR, NEM SERIA NUNCA UMA LITURGIA, UM ENCONTRO DE AMIGOS, COMO AGORA SE FAZ QUANDO NOS ENCONTRAMOS,,, É SÉRIO O ASSUNTO, OK.. MAS PEÇO A VOSSA ALEGRIA E IREVERÊNCIA DE QUE ELE TANTO GOSTAVA.

ABRAÇO TERNO, FRATERNO E SOLIDÁRIO,,, FORÇA MALTA, DESLUMBREM-ME
Chico da EMILINHA

chico da EMILINHA disse...

Hoje para uma criança entrar na Fundação Couto, além de não ser fácil, é dispendioso,, cresceu, alargou-se, comercializou-se, deixou quanto a mim de cumprir o fim para que foi pensada.
COMO TANTAS OUTRAS COISAS.

QUE A MALTA MAIS JOVEM,
TAL COMO ESTES VALOROSOS SENHORES, QUE FIZERAM OS LEGADOS DO JOSÉ AFONSO, ME OBRIGUEM A CONTINUAR A PENSAR QUE VALE APENA,,,,, PELO QUE ME FOI DADO VER,,, VALE