22 de novembro de 2010

Nuno Guerreiro, Olavo Bilac e Tozé Santos recriam temas de José Afonso

Os músicos Nuno Guerreiro, Olavo Bilac e Tozé Santos juntaram-se para cantar José Afonso, a quem reconhecem o trabalho "inovador de redescoberta das música de raiz tradicional", segundo um comunicado do grupo. O que resulta deste encontro é o álbum "O que faz falta - Zeca Afonso", no mercado na quarta-feira, dia da greve geral.


O CD, que inclui um documentário de legados de José Afonso em DVD, é constituído por 12 temas, entre eles "Os vampiros".
"Importa para o presente e para as nossas gerações um legado diversificado de sonoridades existentes na obra de Zeca Afonso", afirmam os músicos, que salientam "as muitas influências no percurso de vida" do cantautor, falecido em 1987.

Os músicos dizem que registaram as canções de José Afonso "numa linguagem musical ainda mais próxima das sonoridades de hoje". "Vira de Coimbra", "No lado do breu", "Redondo vocábulo", "Menino do bairro negro" e "Saudades de Coimbra" são alguns dos temas escolhidos.

"O que faz falta - Zeca Afonso" é produzido por Vítor Silva, que assina também os arranjos musicais, e foi gravado entre Setembro e Outubro passados. O projecto, reforçam os autores, "é genuíno e transporta para a actualidade as já de si actuais (no seu próprio tempo) canções de Zeca Afonso".

O documentário foi produzido e realizado por Filipe Carvalho e Marco Pereira no âmbito de um trabalho de fim de curso de comunicação da Universidade Lusófona de Lisboa. Segundo os autores, "o documentário gera a crítica que José Afonso faria, presumidamente, sobre a sociedade portuguesa pós-25 de Abril" e "as suas músicas divulgam a mensagem, vertical e coerente, a verdade social. Porque ninguém consegue mudar o Mundo se tentar levá-lo por uma via que só serve a alguns".

Jornal de Notícias

3 Comments:

Rui Mota disse...

Bom vídeo, bom arranjo.

Pardal (Emílio) disse...

Amo e hei de amar sempre Zeca. Uma boa homenagem para achegá-lo aos mais novos.

samu disse...

Os filhos da mãe Drogada II: