19 de setembro de 2005




A Escola de Música Tradicional a funcionar na d’Orfeu, centra em Águeda uma grande oferta formativa na área dos instrumentos tradicionais. Com capacidade de resposta abrangente, procuram a EMtrad alunos de todo o pais para formação em nível avançado – com a concertina em primeiro plano -, ao mesmo tempo que é garantido o compromisso pedagógico de iniciação para jovens músicos da cidade e do concelho, num modelo de ensino regular que vinga já há 10 anos.

A par da forte presença da concertina na oferta formativa da Escola de Música Tradicional, são ainda aposta renovada a viola braguesa e a rabeca, entre outros cordofones tradicionais.
Novidade é o ensino permanente de gaita de foles (que até aqui apenas funcionou em regime pontual), estando disponíveis tanto a iniciação como o nível avançado.

Ganha também necessariamente impulso a formação dirigida para os Grupos Folclóricos (à imagem do que acontece com a oferta formativa dos Conservatórios junto das Bandas Filarmónicas), seja para a formação regular de jovens músicos, seja a realização de ateliers com as tocatas, acção que a d’Orfeu tem desenvolvido em inúmeros concelhos da região centro. No que toca ao concelho de Águeda, houve mesmo um recente incentivo municipal aos grupos folclóricos para formação.

O ensino da música tradicional na d’Orfeu continua, através dos seus resultados, a comprovar os méritos de uma acção pedagógica virada para a vivência prática da música e para os processos dinâmicos de reinvenção do património musical tradicional, num contexto nacional de total ausência desta matéria nos programas pedagógicos oficiais.

Pretende-se, como objectivo pedagógico, estimular a atitude criativa dos músicos, por isso as metodologias se centram numa prática instrumental permanente. Quaisquer aulas pressupoem o contacto permanente com o instrumento, sendo através dele que se desenvolvem todas as competências musicais.


Parceria com a Escola de Artes da Bairrada

Neste ano lectivo, a Escola de Artes da Bairrada associa-se à d’Orfeu, levando avante a ideia de implantação regional da Escola de Música Tradicional.

Por um lado, alargando a Escola de Artes da Bairrada a sua oferta formativa - a EAB identifica-se como uma escola de Música, no seu conceito mais abrangente e não apenas de determinado género musical – e, por outro, alargando-se territorialmente o ensino qualificado de instrumentos tradicionais à região bairradina, toda ela um meio rico em cultura popular, a começar pelos grupos folclóricos.

É escassa a oferta formativa qualificada na área das músicas tradicionais em Portugal. A d’Orfeu, em Águeda, é uma das poucas instituições no país com percurso reconhecido nesta área. O objectivo futuro desta parceria com a Escola de Artes da Bairrada será conseguir-se o reconhecimento oficial da “Escola de Música Tradicional” pela tutela da Educação, afectando-lhe mais-valias e situando a música tradicional num patamar de acesso público, ao nível do ensino oficial reconhecido.

http://www.dorfeu.com/

Leave your comment