19 de maio de 2005

Contemporary Portuguese Music, Portuguese Folk Songs, Ricercare Choir, Strauss Portugalsom 4339

Um disco obrigatório de arranjos de temas do cancioneiro tradicional português por vários compositores portugueses, como Sérgio Azevedo, Eurico Carrapatoso, Nuno Corte-Real e outros.

A melodia é-nos familiar. Vem da Beira Baixa. O cântico da Macelada é um dos temas populares recriado por compositores dos nossos dias. É o caso de Sérgio Azevedo, que dividiu pelas vozes do Côro Ricercare um tema simples intitulado "Na Haste do Castanheiro."

Outra das canções populares renovadas por Sérgio Azevedo é a Chamarrita dos Açores.

A cultura popular beirã é uma das fontes melódicas mais ricas do país. Na aldeia do Monsanto, por exemplo, o povo canta os amores da azeitona, com uma harmonia que o compositor João Camacho tornou algo nostálgica.

Em Trás-Os-Montes não há como o São João para arrebitar uma festa. O compositor Eurico Carrapatoso entregou às vozes masculinas a cadência desta folia sonora.

O Alentejo é outra região recheada de melodias. Eurico Carrapatoso transformou o tom melancólico das vozes da planície numa estranha e bela harmonia ao evocar "Ó Minha Amora Madura".

O cancioneiro tradicional português, incluiu, em tempos, temas de outros países de expressão portuguesa, que na altura eram colónias. Eurico Carrapatoso preservou nas vozes do côro a cadência duma canção timorense intitulada Lilo Eh.

As canções populares não são apenas um reduto dos costumes dum povo. São, muitas vezes, também a fonte da chamada cultura erudita. O que estes arranjos para côro demonstram, é que uma ideia original ou inovadora, no campo da música, não rompe necessariamente com a história. Pode ser simplesmente um outro tempero que nos ajuda a redescobrir ideias arrumadas pelo pó da tradição. É como olhar de novo para um elemento esquecido, e descobrir que, afinal, é dos mais valiosos da família.

Leave your comment