12 de outubro de 2005

Em defesa do LUGAR AO SUL

O novo homem forte da RDP, Rui Pêgo, nomeado pela administração para dirigir a programação dos três canais nacionais da rádio pública - Antena 1, Antena 2 e Antena 3 - tomou a decisão de reduzir a duração do programa "Lugar ao Sul" para somente uma hora. A grelha da Antena 1 é parca em programas de autor, havendo muitos espaços por preencher e, como tal, a medida é completamente descabida e desnecessária. Será que o Sr. Rui Pego prefere dar aos ouvintes as habituais músicas a metro que são repetidas vezes sem conta, em vez de um dos programas mais aclamados e amados não só da Antena 1 mas de toda a rádio portuguesa? O "Lugar ao Sul" é um programa único e modelar no que respeita à divulgação radiofónica da tradição oral portuguesa e um notável exemplo de serviço público. Mas quem tem sido colocado na direcção da Antena 1 tem mostrado não ter a sensibilidade e o bom senso para acarinhar e promover o programa como ele merecia. Ao invés, têm-no tratado da forma mais indigna e desrespeitosa, primeiro relegando-o para um horário indecente e agora amputando-o de metade do tempo de emissão. O que virá a seguir? A extinção de um programa que é uma referência na rádio pública? Os ouvintes que não dispensam as conversas sabiamente conduzidas por Rafael Correia pontuadas com o melhor da poesia popular e da música tradicional, não podem tolerar mais este vil ataque ao programa por parte da direcção da RDP-Antena 1. Cabe às pessoas mais atentas e conscientes do valor do trabalho de Rafael Correia fazer ver aos altos (ir)responsáveis da RDP que estão a proceder de forma errada e ao arrepio do sentir do público.

Nesse sentido, eu próprio enviei uma missiva ao novo director de programas, Rui Pêgo, de que junto cópia abaixo. Mas se a minha reclamação não for acompanhada de muitas outras, ele não se sentirá pressionado a reconsiderar a infeliz decisão que tomou porque pode ficar com a ideia de que a maioria dos ouvintes não se importam com o encurtamento do programa. Por isso, venho apelar a todos quantos têm sensibilidade para esta questão no sentido de participarem nesta campanha.

Quem pensa que é importante haver um bom serviço público de rádio não pode ficar indiferente perante tamanha arbitrariedade. Se partilha esta opinião, peço-lhe o favor de não deixar passar em claro esta injustiça que está a ser feita a Rafael Correia e aos seus fiéis ouvintes. Não deixe de apresentar a sua reclamação junto do Sr. Rui Pêgo ( rui.pego@rdp.pt). Não é obrigatório que envie uma carta muito elaborada. Uma mensagem com uma ou duas frases serve perfeitamente. Por exemplo: "Queremos o LUGAR AO SUL com duas horas!".

Ajude a defender um dos melhores programas da rádio portuguesa.

Agradeço a sua valiosa colaboração.

Com os melhores cumprimentos,

Álvaro José Ferreira

1 Comment:

Anónimo disse...

Desculpem a ousadia de fazer este comentário, mas há que ousar.
Como Simbolo de liberdade José Afonso simples e humilde na sua grandeza não gostava de ser tratado.Mas em sua memória há necessidade de nos indignar-mos com o estado de coisas no caso a cultura e a música Senor Pego quem soi vós um estrangero. Los valores comerciales so importantes e la su cultura nom, porca miséria mental
Gomes