CANTAR OUTRO AMIGO - LEMBRAR ZECA AFONSO | Inês Costa
Foi em 1987, há exactamente 20 anos, que vimos José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos – Zeca Afonso, como é conhecido entre nós – vítima de doença incurável, partir definitivamente, deixando-nos um legado de uma vida inteira feita de canções e de luta por uma sociedade mais justa e fraterna.
Homem convicto, de ideais enraizados, é e será um dos ícones imediatamente associados à Revolução dos Cravos. Foi, juntamente com Adriano Correia de Oliveira, o grande impulsionador da canção de intervenção, dando alento a este tipo de registo através de notáveis composições. Zeca Afonso recuperou a tradição e os valores do povo, ressuscitando baladas e cantigas populares de todo o Portugal (quem não se recorda da “Senhora do Almortão” e do “Milho Verde”, citando apenas alguns exemplos?), usando-as com mestria na promoção incondicional da Liberdade.Zeca Afonso é, também, a cara do protesto e da coerência na luta; é um dos mais dignos representantes do inconformismo. Ergueu-se contra a obscuridade do regime salazarista, deu voz à angústia de milhares de pessoas e denunciou, pela música, os “vampiros” que “não deixam nada”. Zeca Afonso gravou, portanto, por mérito próprio, o seu nome na História de Portugal. E se isso não bastasse para que se lhe fosse prestada justa homenagem em Ovar, a verdade é que Zeca Afonso nos toca particularmente pela proximidade das suas origens à nossa cidade: foi nascido em Aveiro. E Ovar homenageou-o: nem a chuva miudinha afastou do Pavilhão dos Bombeiros Voluntários as centenas de pessoas que lá acorreram, sensibilizadas pela efeméride. Quem entrava no Pavilhão sorria-se pelo aconchego que a moldura humana conferia ao espaço, que se revelou exíguo. A verdadeira comoção, porém, teve início quando os 28 elementos do Canto Décimo, todos eles professores, avançaram pelo meio do público até ao palco. O alinhamento deste Grupo Vocal da Escola Secundária José Macedo Fragateiro procurou recordar algumas das mais belas baladas de Zeca Afonso, cantigas populares bem conhecidas do público e outras menos, que vieram acentuar a enorme variedade na obra deste fascinante Cantor: Na segunda parte do espectáculo, houve lugar para a actuação da Classe Avançada de Dança Contemporânea da Escola de Bailado do Orfeão de Ovar, que coreografaram as músicas “Achégate a Mim, Maruxa”, “Senhora do Almortão”, “Chula da Póvoa”, “As Sete Mulheres do Minho” e o “Milho Verde”, conferindo um brilho especial à já bela noite de 24 de Fevereiro de 2007. Os elementos – Ana Azevedo, Cláudia Costa, Daniela Pinto, Diana Couteiro, Inês Costa, Joana Almeida, Mafalda Cruz, Maria Miguel Gama, Miguel Cunha, Palmira Almeida e Sónia Godinho – vestidos com as cores da bandeira portuguesa, encantaram o público. No final, era manifesta a emoção em todos os presentes, velhos e novos, uns porque as recordações de tempos de grande opressão se tornaram vívidas, outros porque a História Portuguesa que aprenderam na escola se concretizava nesta homenagem. Ao som de “Utopia”, os membros do coro e da classe de dança dirigiram saudados cumprimentos à figura de Zeca Afonso, simbolicamente representado no palco por uma guitarra e um cravo vermelho. A canção de José Mário Branco, “Zeca”, traduziu as expressões sonhadoras que perpassavam nos rostos dos presentes. Mas foi, contudo, a música “Grândola, Vila Morena”, ouvida pela voz de Zeca Afonso, do CD “Cantigas do Maio”, que levou o público a dar as mãos e a acompanhar, eles próprios, um dos símbolos maiores do 25 de Abril de 1974. Certamente que Ovar gostaria de endereçar um agradecimento ao Canto Décimo e à sua inesquecível prestação, à professora Clara Carrapatoso pela sua fantástica adaptação da coreografia às músicas, à Classe Avançada de Dança pela graciosidade que emprestaram a tão sentida homenagem. A mais especial saudação é, no entanto, dirigida a Guilhermino Monteiro, que dedicou todo o seu tempo e toda a sua criatividade a um espectáculo que abraçou com ternura, como o gesto em que ergueu o cravo no ar, de olhar comovido, tão bem o demonstrou.
Foi em 1987, há exactamente 20 anos, que vimos José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos – Zeca Afonso, como é conhecido entre nós – vítima de doença incurável, partir definitivamente, deixando-nos um legado de uma vida inteira feita de canções e de luta por uma sociedade mais justa e fraterna.
Homem convicto, de ideais enraizados, é e será um dos ícones imediatamente associados à Revolução dos Cravos. Foi, juntamente com Adriano Correia de Oliveira, o grande impulsionador da canção de intervenção, dando alento a este tipo de registo através de notáveis composições. Zeca Afonso recuperou a tradição e os valores do povo, ressuscitando baladas e cantigas populares de todo o Portugal (quem não se recorda da “Senhora do Almortão” e do “Milho Verde”, citando apenas alguns exemplos?), usando-as com mestria na promoção incondicional da Liberdade.Zeca Afonso é, também, a cara do protesto e da coerência na luta; é um dos mais dignos representantes do inconformismo. Ergueu-se contra a obscuridade do regime salazarista, deu voz à angústia de milhares de pessoas e denunciou, pela música, os “vampiros” que “não deixam nada”. Zeca Afonso gravou, portanto, por mérito próprio, o seu nome na História de Portugal. E se isso não bastasse para que se lhe fosse prestada justa homenagem em Ovar, a verdade é que Zeca Afonso nos toca particularmente pela proximidade das suas origens à nossa cidade: foi nascido em Aveiro. E Ovar homenageou-o: nem a chuva miudinha afastou do Pavilhão dos Bombeiros Voluntários as centenas de pessoas que lá acorreram, sensibilizadas pela efeméride. Quem entrava no Pavilhão sorria-se pelo aconchego que a moldura humana conferia ao espaço, que se revelou exíguo. A verdadeira comoção, porém, teve início quando os 28 elementos do Canto Décimo, todos eles professores, avançaram pelo meio do público até ao palco. O alinhamento deste Grupo Vocal da Escola Secundária José Macedo Fragateiro procurou recordar algumas das mais belas baladas de Zeca Afonso, cantigas populares bem conhecidas do público e outras menos, que vieram acentuar a enorme variedade na obra deste fascinante Cantor: Na segunda parte do espectáculo, houve lugar para a actuação da Classe Avançada de Dança Contemporânea da Escola de Bailado do Orfeão de Ovar, que coreografaram as músicas “Achégate a Mim, Maruxa”, “Senhora do Almortão”, “Chula da Póvoa”, “As Sete Mulheres do Minho” e o “Milho Verde”, conferindo um brilho especial à já bela noite de 24 de Fevereiro de 2007. Os elementos – Ana Azevedo, Cláudia Costa, Daniela Pinto, Diana Couteiro, Inês Costa, Joana Almeida, Mafalda Cruz, Maria Miguel Gama, Miguel Cunha, Palmira Almeida e Sónia Godinho – vestidos com as cores da bandeira portuguesa, encantaram o público. No final, era manifesta a emoção em todos os presentes, velhos e novos, uns porque as recordações de tempos de grande opressão se tornaram vívidas, outros porque a História Portuguesa que aprenderam na escola se concretizava nesta homenagem. Ao som de “Utopia”, os membros do coro e da classe de dança dirigiram saudados cumprimentos à figura de Zeca Afonso, simbolicamente representado no palco por uma guitarra e um cravo vermelho. A canção de José Mário Branco, “Zeca”, traduziu as expressões sonhadoras que perpassavam nos rostos dos presentes. Mas foi, contudo, a música “Grândola, Vila Morena”, ouvida pela voz de Zeca Afonso, do CD “Cantigas do Maio”, que levou o público a dar as mãos e a acompanhar, eles próprios, um dos símbolos maiores do 25 de Abril de 1974. Certamente que Ovar gostaria de endereçar um agradecimento ao Canto Décimo e à sua inesquecível prestação, à professora Clara Carrapatoso pela sua fantástica adaptação da coreografia às músicas, à Classe Avançada de Dança pela graciosidade que emprestaram a tão sentida homenagem. A mais especial saudação é, no entanto, dirigida a Guilhermino Monteiro, que dedicou todo o seu tempo e toda a sua criatividade a um espectáculo que abraçou com ternura, como o gesto em que ergueu o cravo no ar, de olhar comovido, tão bem o demonstrou.
1 Comment:
boa guilhermino, boa octavio. SEMPRE!
Paulo Esperança
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