22 de abril de 2007

Dança: CDL homenageia José Afonso com estreia nacional

O Teatro Micaelense, na cidade de Ponta Delgada, vai receber terça-feira a estreia nacional de um espectáculo da Companhia de Dança de Lisboa (CDL), que pretende homenagear José Afonso, no vigésimo aniversário da sua morte.
Intitulado «Na abertura do Horizonte - a cidade da utopia», o espectáculo da CDL vai levar ao palco sete bailarinos, num projecto artístico e de desenho de luzes de José Manuel Oliveira.

Com coreografia e encenação de César Moniz e figurinos de Jean Laffront, o espectáculo de dança, também dedicado a Agostinho da Silva, terá uma banda sonora composta por temas de José Afonso, Filhos da Madrugada, Carlos Paredes, Kronos Quartet e Rodrigo Leão.

Segundo a CDL, este espectáculo teve a sua antestreia em Compostela, em 2000, integrado na Capital Europeia da Cultura.

De acordo com o Teatro Micaelense, o espectáculo, agendado para a véspera de 25 de Abril, pretende homenagear José Afonso, enquanto poeta, músico, intérprete e interventor, e pretende «dar a conhecer aos mais jovens alguém de primordial importância no plano político- cultural» do país.

Para complementar a sua apresentação nos Açores, a CDL vai promover diversas actividades dirigidas ao público escolar e às escolas de dança da ilha de São Miguel.

Para domingo e segunda-feira, está previsto um workshop de dança destinado a crianças maiores de três anos, enquanto que a tarde de terça-feira será preenchida com um espectáculo para as escolas.

Fundada em 1984 por Rui Horta e José Manuel Oliveira, seu actual director, a Companhia de Dança de Lisboa tem como objectivo a divulgação desta arte, apostando ainda na formação de intérpretes e de público, a par da criação e produção de coreografias, apresentadas em cerca de 200 espectáculos.

Diário Digital / Lusa

20-04-2007

Leave your comment