31 de maio de 2007

Monsanto recupera a Casa Zeca Afonso

Vinte anos depois da morte de Zeca Afonso, a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, e a Associação José Afonso querem cumprir aquilo que o cantor não conseguiu fazer em vida: recuperar a casa, que ele em tempos ali comprara.

O autor de “Grândola Vila Morena” chegou a comprar uma casa na aldeia mais portuguesa de Portugal, um espaço que nunca conseguiu recuperar. É esse fim que as duas entidades querem agora levar a bom porto criando em Monsanto aquilo que poderá ser uma casa-museu dedicada ao cantor.
Ao que se sabe, a casa foi comprada por Zeca Afonso, mas este nunca chegou a fazer o registo para o seu nome. Agora as duas entidades querem não só legalizar a situação, para a qual devem contar com o aval da família que ainda é proprietária do imóvel, como recuperá-la e torná-la num espaço ligado ao cantor e autor. O caminho mais provável deverá ser a criação de uma pequena casa-museu.
Helena Carmo, da Associação José Afonso , recorda que “a Sr.ª do Almortão era cantada frequentemente pelo José Afonso”. E a ideia de comprar uma casa em Monsanto é um sinal “do seu agrado em aqui estar” mas também a necessidade de ali “encontrar um ponto de inspiração, de descanso” diz Helena Carmo. Por isso, a associação saúda “a disponibilidade da Câmara Municipal e agarramos a ideia com ambas as mãos”.

José Furtado/www.reconquista.pt

Leave your comment