5 de junho de 2007

Novo disco com versões de José Afonso

A Orquestra Clássica do Centro e o músico Rão Kyao acabam de lançar um CD gravado ao vivo, intitulado «Mondego». Com uma primeira edição ‘caseira’, o objectivo é que este CD sirva de divulgação para posterior edição por uma editora discográfica.
Na sessão de apresentação do trabalho — que resulta de um espectáculo que a OCC e Rão Kyao estão a apresentar em vários locais do País —, o músico confessou ter gostado de tocar peças baseadas na música popular portuguesa. “Gosto de investigar todos os cantos da música, mas tenho um amor muito especial pela nossa música”, afirmou.
Quanto ao CD, gravado ao vivo num espectáculo no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, em Outubro de 2006, Rão Kyao disse esperar que o público goste dele, “tanto quanto nós”. O disco inclui 15 temas marcantes do panorama musical nacional, adaptados para orquestra e flauta de cana, de autores de Coimbra ou que ficaram, de algum modo, ligados à música de Coimbra.
“É a primeira vez que faço uma incursão nesta área”, confessou o músico que tem sido convidado da OCC numa série de espectáculos pelo País. Os próximos são em Coimbra, no Anfiteatro de Santo António dos Olivais, depois de amanhã, às 21h00, e no dia 13 de Junho em Ferreira do Zêzere.

Dignidade interpretativa
Virgílio Caseiro, maestro da Orquestra Clássica do Centro, referiu a importância do conhecimento dos músicos em várias áreas e estilos. “A diferença entre estilos está esbatida. O que é preciso é a dignidade interpretativa que os temas merecem”, afirmou.
O disco inclui temas de Adriano Correia de Oliveira, José Niza e Zeca Afonso, entre outros de raiz popular.


Pirmeiro de Janeiro

Leave your comment