3 de junho de 2007

Zeca Afonso homenageado na Feira do Livro

"Traz outro amigo também" trouxe testemunhos de quem conviveu de perto com Zeca Afonso. Já com cerca de 100 mil visitantes contabilizados, a Feira do Livro do Porto prestou ontem uma homenagem a Zeca Afonso. Problemas de saúde impediram João Afonso dos Santos, irmão mais velho do cantor, de participar na iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, mas muitos outros amigos marcaram presença. Hoje, o destaque do certame vai para a apresentação de "L Galaton", o segundo livro de Asterix que a Asa publica em mirandês. Ao repto "Traz um amigo também" responderam algumas dezenas de pessoas, que ouviram no Pavilhão Rosa Mota testemunhos de quem conviveu de perto com Zeca Afonso. Foi o caso do escritor José Soares Martins, que se cruzou com o quotidiano do cantor na Cidade da Beira, em Moçambique. Referiu que foi em África - "uma pátria mítica para José Afonso" - que o poeta "criou a sua consciência pessoal e humana", tendo sido ainda a partir da realidade colonial que formou a sua "consciência política". A Associação José Afonso esteve representada por Paulo Esperança, que destacou "dois triângulos mágicos na vida de Zeca". O primeiro, relativo à sua obra, contemplando "a poesia, a música e o exemplo cívico", facetas que diz ser impossível dissociar quando se fala do autor de "Grândola". No segundo triângulo colocou o facto de o cantor ter percorrido o país de lés a lés e o quanto isso influenciou o seu trabalho "Os 125 títulos conhecidos traduzem todos os aspectos da sociedade portuguesa". A homenagem terminou com a actuação do grupo Canto Décimo, interpretando temas de José Afonso.









Ainda na tarde de ontem foi apresentado o livro "O mel e o fel", uma série de contos da autoria de Vítor Hugo, jornalista de 30 anos que está a dar os primeiros passos na escrita. À noite, por ocasião de um debate sobre as colectividades e o futebol na cidade do Porto, foi também lançada a obra "Biografia de Pinto da Costa - 20 anos de dirigente desportivo".

A partir das 17 horas de hoje, as atenções viram-se para o stand da Asa, onde o público poderá conhecer a segunda série de aventuras de Asterix em mirandês. Depois de "L Gaules", chega agora "L Galaton" ("O grande fosso"), que, tal como o primeiro livro, foi traduzido por Amadeu Ferreira, cuja presença está garantida. Quem lá for poderá encontrar também Baptista-Bastos, cumprindo mais uma sessão de autógrafos.

A feira termina de hoje a oito dias, prestando no sábado uma homenagem a Vasco Graça Moura.

Fernando Oliveira - Jornal de Notícias

Leave your comment