13 de julho de 2007

Feira de Sant'iago em Setúbal tem como tema central "Setúbal de Zeca Afonso"

A edição deste ano da Feira de Sant´Iago, com um orçamento global de 480 mil euros, tem como tema central "Setúbal de Zeca Afonso", e conta com cerca de 250 expositores.

O aumento da área asfaltada do recinto e do estacionamento da Feira de Sant´Iago são dois dos melhoramentos com que arranca, no dia 21, nas Manteigadas, mais uma edição do certame.

A melhoria das condições do Parque de Sant´Iago foi apresentada hoje, à tarde, por André Martins, vereador do Turismo, que, juntamente com a comunicação social, fez um pequeno périplo pelo recinto.

Após uma intervenção realizada pelos meios humanos e técnicos da Câmara Municipal, mais de dois terços da área de exposição do certame fica asfaltada, criando-se, assim, melhores condições para os visitantes da Feira que se prolonga até dia 5 de Agosto.

O estacionamento fica, também, com melhores condições no que respeita a questões relacionadas com o ordenamento e a segurança e com uma área mais alargada, passando a dispor de uma oferta de cerca de 750 lugares, número que sobe para os três mil, se se considerar os parqueamentos disponíveis nas imediações e a rotatividade de viaturas em cada espaço.

"Esta é uma das razões porque a Feira veio para este local", sublinhou André Martins, referindo-se à facilidade e rapidez que os visitantes têm agora em aceder ao certame, contrariamente ao que se passava.

O controlo do estacionamento é feito pelos Bombeiros Voluntários de Setúbal, garantindo-se, assim, a maximização da utilização do parque e da segurança dos seus utentes. O estacionamento está sujeito ao pagamento de um euro, valor que reverte na totalidade para aquela corporação de bombeiros.

A Feira de Sant´Iago conta, também, com outras infraestruturas e serviços de apoio como um posto de primeiros socorros - instalado em colaboração com a Cruz Vermelha, bombeiros sapadores e voluntários -, segurança privada com vídeo vigilância, um posto fixo da GNR e elementos desta força de segurança dentro e fora do recinto, dois ATM - caixas Multibanco -, e wc´s, incluindo para deficientes.

A edição deste ano, com um orçamento global de 480 mil euros, tem como tema central "Setúbal de Zeca Afonso", e conta com cerca de 250 expositores.

Para o controle dos mosquitos, foi feita a limpeza da vala Real que atravessa o recinto e está previsto um conjunto de 15 intervenções de desinsectização de prevenção - já iniciado - e acções extraordinárias a realizar, de acordo com as necessidades, durante o evento e nas zonas mais problemáticas.

Paralelamente, e em conjunto com o Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge - Centro de Estudos e Vectores de Doenças Infecciosas, será elaborado um folheto informativo sobre a problemática dos mosquitos, no qual são apresentadas as intervenções previstas pela Autarquia, a identificação das espécies de insectos e um conjunto de recomendações a seguir para diminuir os efeitos da acção destes animais.

No que respeita à circulação automóvel nas imediações do recinto, os acessos à Cooperativa das Manteigadas e ruas anexas vão estar bloqueados, excepto a moradores. Esta acção é realizada em colaboração com a direcção daquela Cooperativa, moradores e Bombeiros Voluntários de Setúbal.

O estacionamento nos passeios públicos da Avenida António Sérgio, junto do recinto da Feira, vai estar interdito de forma a garantir a circulação em segurança dos peões.

Um serviço de apoio especial a pessoas com mobilidade reduzida está, também, disponível, devendo os interessados fazer a sua reserva entre os dias 21 de Julho e 5 de Agosto, das 10h00 às 19h00, através do telefone 919 521 464. O transporte, destinado a pessoas em cadeiras de rodas ou com deficiência motora, é efectuado entre as 10h00 e as 01h00 e a sua marcação está dependente da lotação do veículo.

Este serviço para pessoas com mobilidade reduzida, limitado à área do concelho de Setúbal, é prestado no âmbito de um protocolo celebrado entre a APPACDM e a Câmara Municipal.

Paralelamente ao certame decorrem outras actividades (ver programa) como provas de atletismo e ciclismo.

2 Comments:

Anónimo disse...

Por mais melhoramentos que possam fazer no actual recinto da feira, esta perdeu todo o seu encanto e interesse para a cidade de Setúbal.
A feira que antigamente na Av. Luisa Todi, trazia à cidade milhares de pessoas, agora mais parece um mercado, mal organizado, de piso inrregular que não convida as familias ao passeio.

José Teófilo Duarte disse...

A Feira de Verão, em Setúbal, vai homenagear José Afonso. O cartaz de promoção ostenta a figura do cantautor e anúncia as participações culturais: O inefável Toy e a novel estrela do estardalhaço, Michael Carreira, aparecem lá em letra de forma.
Esta feira foi, durante décadas, uma forma de animar o centro da cidade. Há muitos exemplos de como estas coisas funcionam por essa Europa fora. Vi um exemplo disso mesmo recentemente, em Amsterdão. Esta Feira de Santiago transformou-se numa imundice, é certo. Logo, o actual executivo camarário, em vez de requalificar o evento, transladou-o para a periferia da cidade. É assim como varrer o lixo para debaixo do tapete. Mas estão muito contentes com o feito. E agora vão rebaixar José Afonso a esta imundice.

www.blogoperatorio.blogspot.com