23 de julho de 2007

Sérgio Godinho dispensado pela EMI

Processo de reestruturação da editora leva a várias saídas.

Sérgio Godinho, cuja carreira discográfica teve início em 1971 com o álbum «Os Sobreviventes», foi dispensado pela EMI Music Portugal. A quebra da ligação entre o músico e a editora tem lugar num contexto de reestruturação da filial portuguesa daquela multinacional inglesa que teve início com a rescisão do contrato do administrador-executivo David Ferreira.

Ferreira, que há mais de duas décadas era o número 1 da EMI em Portugal, desligou-se da editora no passado mês de Abril. Tal como noticiado na última edição do semanário «Expresso», este processo de downsizing levou igualmente à saída de outros funcionários, tendo a EMI Music Portugal perdido para Espanha a sua autonomia administrativa e financeira.

Já durante este ano não foi também renovado o contrato que permitia à EMI distribuir o catálogo Valentim de Carvalho, onde se encontram nomes como Amália Rodrigues, algum reportório de Carlos Paredes e José Afonso e muitas gravações do chamado rock português, como o álbum «Ar de Rock» de Rui Veloso ou «Independança» dos GNR.

No que respeita aos artistas que faziam parte dos catálogos da EMI, há a registar o final da ligação com Sérgio Godinho mas também com os Mesa, Souls of Fire, Jacinta e a fadista Aldina Duarte.

João Teixeira, responsável pelo departamento de marketing, é actualmente o número 1 da EMI em Portugal.

Leave your comment