2 de agosto de 2007

Exposição "José Afonso e Coimbra" inaugurada hoje

Cartaz anunciando a exposição no espaço Ferrer Correia na Casa Municipal da Cultura de Coimbra

Jorge Cravo (organizador da exposição)
e Mário Nunes (vereador da Cultura)
no discurso de abertura

A assistência possível num mês de Agosto! Quinze pessoas!


Rui Pato e Jorge Cravo

Alguns dos EP's expostos


Para além da confirmação de Rui Pato e João Afonso (irmão de José Afonso) fomos descobrir mais uma prova de que o álbum "Baladas e canções" é de 1964 e não de 1967 como alguns textos afirmam. Ao canto superior direito vemos a data com que a Emissora Nacional registou este disco: 4 de Junho de 1965. Impossível ter sido gravado em 1967, como afirmou Jorge Cravo. De uma vez por todas, a data do primeiro LP de José Afonso é 1964.




Coimbra: Casa da Cultura inaugura exposição dedicada ao período em que Zeca Afonso viveu na cidade
02.08.2007 Lusa

Discos, alguns dos quais raridades, fotografias e livros integram uma exposição patente a partir de hoje na Casa Municipal da Cultura dedicada ao período em que Zeca Afonso viveu na cidade.

A mostra, que pode ser visitada até 8 de Setembro, evoca sobretudo o período em que Zeca Afonso viveu na cidade, enquanto estudante do liceu e universitário e "como cantor, autor e compositor musicalmente ligado aos sons matricialmente identificáveis com a canção de Coimbra".

Duas dezenas de discos de vinil — alguns dos quais exemplares únicos, como os primeiros que lançou pela editora Alvorada — integram os materiais expostos na Galeria Ferrer Correia da Casa Municipal da Cultura de Coimbra.

Um conjunto de várias dezenas de fotografias ilustra o percurso do cantor em Coimbra, mostrando-o nas casas onde morou, nas repúblicas estudantis dos Kágados e do Prá-Kis-Tão, nos cafés Oásis e Montanha ou no Ateneu de Coimbra, alguns dos locais que frequentava.

Segundo o vereador da Cultura da Câmara de Coimbra, Mário Nunes, são também apresentadas imagens de diferentes actuações que o jovem Zeca Afonso realizou no país e de digressões ao estrangeiro, acompanhado por músicos como António Portugal, Luiz Goes, Pinho Brojo e Rui Pato, entre outros.

As fotos ilustram também, entre outros aspectos, o seu percurso académico no Liceu D. João III (actual Escola Secundária de José Falcão) e na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Histórico-Filosóficas, ou assistindo a jogos de futebol da Académica. "É o percurso fotográfico de Zeca Afonso desde menino até à morte, centrado no período em que viveu em Coimbra", disse o autarca.

A exposição integra ainda livros com poemas de Zeca Afonso, as histórias de banda desenhada que costumava ler e um conjunto de obras sobre Sartre, tema da tese de licenciatura do compositor.

Zeca Afonso nasceu em Aveiro a 2 de Agosto de 1929 e morreu em Setúbal a 23 de Fevereiro de 1987, aos 57 anos de idade. Chegou a Coimbra em 1940 para frequentar o ensino liceal e, no ano lectivo de 1949/50, matriculou-se na Universidade de Coimbra, vindo a licenciar-se em Histórico-Filosóficas a 3 de Novembro de 1961.

1 Comment:

Anónimo disse...

É de certeza de 1964, pois eu já o tinha em 1965.