15 de agosto de 2007

"Festanima" conta com um tributo a Zeca Afonso

"Festanima" - Setúbal - 5.ª edição

Catorze colectividades da freguesia de S. Sebastião participam, entre 31 de Agosto e 9 de Setembro, na Avenida Belo Horizonte, no Bairro Santos Nicolau, na 5.ª edição da Festanima, certame apresentado esta tarde em conferência de imprensa.

No encontro com jornalistas, realizado no Gabinete de Apoio ao Empresário, nas Escarpas Santos Nicolau, foi apresentado o programa de animação do evento promovido, com apoio da Câmara Municipal, e que este ano está orçado em cerca de 16 mil euros.

O vereador Rui Higino referiu que a Festanima "que já tem uma enorme envergadura, atestada pelos 100 mil visitantes da edição anterior, é uma festa do povo e para o povo".

O autarca salientou o apoio logístico da Câmara Municipal a este tipo de eventos, por vezes não visível mas que custam milhares de euros aos cofres da Autarquia. "Nos primeiros sete meses deste ano já apoiámos 162 iniciativas. Isto corresponde a cerca de 300 montagens e desmontagens de palcos e pavilhões".

O presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Carlos de Almeida, acredita que este vai ser o ano de transição da Festanima. "Estamos a um passo de passar de uma festa do movimento associativo para uma festa urbana, uma festa que apresenta como oferta o que de melhor existe em termos de recursos em Setúbal", afirmou.

A paisagem que os visitantes da Festanima podem desfrutar, o movimento associativo da freguesia e as pessoas dos bairros Santos Nicolau e da Conceição, "que tão bem sabem receber os visitantes", são, segundo Carlos de Almeida, alguns dos principais recursos que o certame tem para oferecer.

O reforço da iluminação e da componente festiva são uma realidade nesta edição da Festanima que termina, no dia 9 de Setembro, com uma homenagem a José Afonso.

"Temos um orgulho enorme que esta freguesia onde nasceu Bocage sirva também de leito ao repouso eterno do Zeca. Por isso faz todo o sentido, 20 anos após a sua morte, homenageá-lo", sublinhou Carlos de Almeida.

O recinto da festa abre às 19h00, de segunda a sexta-feira, enquanto ao fim-de-semana, a abertura dá-se às 13h00. No que respeita ao fecho, as portas do certame fecham às 01h00, de segunda a quinta-feira e aos domingos, e às 03h00, nas sextas-feiras e aos sábados.

O coordenador da Comissão Organizadora da 5.ª Festanima, Agostinho Madaleno, fez a apresentação do programa de animação do recinto, que começa no dia 31, às 21h15, com a actuação da Banda Matos Galamba, seguindo-se a artista Nikita e um baile. No dia seguinte, os Star Dance actuam a partir das 20h00 e uma hora depois sobe a palco Alex. A finalizar há novo baile.

No dia 2 de Setembro a animação está a cargo de José Ângelo, enquanto os Irmãos Cabanas animam um baile no dia 3 e Luís Portela actua a 4.

Fernando Correia Marques canta no dia 5, Jorge Nice Show dá espectáculo no dia 6 e a 7 actuam as madrinhas das marchas populares de Setúbal, seguidas de baile com os Irmãos Cabanas.

No penúltimo dia do certame há demonstrações de ginástica com uma classe do ginásio Multigym, segue-se um espectáculo com Quinzinho de Portugal e a finalizar a noite tocam Los Cubanitos.

O encerramento da Festanima conta um tributo a Zeca Afonso, às 22h00, e fogo-de-artifício, às 24h00.

A comissão organizadora é constituída pelos grupos desportivos Selsa, Independente e da Che Setúbal, pelo Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau e pela Associação Recreativa, Cultural e Desportiva 2 de Abril.

Além daquelas colectividades, participam no certame o União Futebol Comércio e Indústria, o Grupo Desportivo e Recreativo do Bairro da Liberdade, a Associação Cristã da Mocidade, o Clube Desportivo e Cultural "Os Verdes", o Agrupamento de Escuteiros n.º 117, a Associação Cabo-Verdiana de Setúbal, o S. Domingos Futebol Clube, a Sociedade Musical e Recreativa União Setubalense e o Grupo Desportivo "Os Amarelos".

Leave your comment