23 de setembro de 2007

‘Steel Drumming toca Zeca Afonso’ para quem ainda não viu

O grupo musical Drumming vai levar ao palco do Cine-teatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira, um espectáculo de tributo a Zeca Afonso, com a interpretação de temas originais de uma das figuras mais influentes da música e da cultura portuguesa, moldados pelo quinteto percussionista.

‘Steel Drumming toca Zeca Afonso’ é o título do espectáculo agendado para o próximo sábado, dia 29, onde o grupo apresenta como novidade as ‘Steel Drums’ – ou Steel Pans –, que são instrumentos musicais criados a partir de bidões de aço originários das ilhas caribenhas de Trinidad y Tobago e Saint Vincent.

“Graças às suas possibilidades rítmicas, melódicas e harmónicas, bem como à coreografia dos músicos na sua performance, este é um instrumento com uma adesão sem precedentes na história da música”, garantem os organizadores do evento, que marca a aposta do grupo em difundir repertórios já existentes e em convidar compositores contemporâneos a criarem “novas obras, desafiando o quinteto a quebrar barreiras musicais no domínio da percussão”. O grupo Drumming nasceu no Porto, em 1999, e tem vindo a contribuir para o estímulo da evolução da percussão em Portugal.

Leave your comment