2 de outubro de 2007

"Adriano, Aqui e Agora - O Tributo"

Recriar e renovar o repertório de Adriano Correia de Oliveira, 25 anos depois da sua morte, é a proposta de um conjunto de músicos nacionais, concretizada no CD "Adriano, Aqui e Agora - O Tributo". O disco será editado no próximo dia 15 de Outubro pela Movieplay, que desafiou o radialista Henrique Amaro a reunir 14 músicos para gravarem os velhos temas de Adriano.
Os escolhidos foram Tim, Ana Deus, Raquel Tavares, Celina da Piedade, Vicente Palma, Miguel Guedes, Margarida Pinto, Nuno Prata, Sebastião Antunes, Valete, Pedro Laginha e ainda as bandas Dead Combo, Micro Audio Waves e Cindy Cat.
Ana Deus, que canta com os Dead Combo, foi a primeira a escolher um tema do repertório de Adriano: a "Trova do vento que passa", sobre poema de Manuel Alegre, porventura a mais popular canção do cantautor.
Miguel Guedes, dos Blind Zero, por seu turno, escolheu «um magnífico tema que surge escondido no repertório de Adriano, intitulado "Sou barco"».
Tim, dos Xutos & Pontapés, abre o CD com "Tejo que levas as águas" e o actor Pedro Laginha, dos Mundo Cão, fecha com "Rosa de sangue".
A acordeonista de Rodrigo Leão, Celina da Piedade, canta "Tu e eu meu amor", Vicente Palma estreia-se em estúdio com "Para Rosalía" e a fadista Raquel Tavares interpreta "Cantar para um pastor".
Henrique Amaro, que dirigiu artisticamente o projecto, afirmou à Lusa que este «não descura o lado político de Adriano».
«Há a grande valia que é para a música portuguesa o contributo de Adriano Correia de Oliveira mas há também o seu lado político, do que todos os que participam no projecto estão conscientes», sublinhou.
A par de José Afonso, Adriano Correia de Oliveira foi uma das vozes maiores do canto de intervenção e da balada.
Nascido no Porto em 1942, faleceu aos 40 anos em Avintes, vítima de uma hemorragia esofágica.

Aqui fica o alinhamento de "Adriano, Aqui e Agora - O Tributo":
1. Tim - "Tejo que levas as águas"
2. Ana Deus & Dead Combo - "Trova do vento que passa"
3. Raquel Tavares - "Cantar para um pastor"
4. Cindy Kat - "E alegre se fez triste"
5. Celina da Piedade - "Tu e eu meu amor"
6. Micro Audio Waves - "O sol préguntou à lua"
7. Shahryar Mazgani - "Balada da esperança"
8. Vicente Palma - "Para Rosalía"
9. Miguel Guedes - "Sou barco"
10. Margarida Pinto - "Charamba"
11. Nuno Prata - "Fala do homem nascido"
12. Sebastião Antunes - "Canção do linho"
13. Valete - "Menina dos olhos tristes"
14. Pedro Laginha - "Rosa de sangue"

3 Comments:

Anónimo disse...

tive a oportunidade a entrevista de Henrique Amaro à filha de Adriano (que será repetida está terça feira no progama Portugália)e deu para ouvir algumas das canções que estão fantásticas.

k7pirata disse...

Adriano também sempre presente.

Abraço.

Leila* disse...

Ouvi hoje de manhã na antena 3 a música n.º6 do cd e amei a versão deles!!

6. Micro Audio Waves - "O sol préguntou à lua"

recomenda-se!!

Gostei muito do blog! parabéns**