20 de abril de 2008

Giacometti e Lopes-Graça reeditados

Os célebres cinco LP de capa de serapilheira reunindo as gravações de música popular portuguesa recolhida por Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça surgem numa nova edição em CD, 30 anos depois da sua edição em vinil.

É caixa com seis CD que reúne todo o material das pesquisas de Giacometti e Lopes-Graça cuja publicação em finais da década de 1960 e princípios da de 1970 "constituiu um momento marcante na investigação, preservação e divulgação das tradições musicais", disse à Lusa o musicólogo Mário Vieira de Carvalho.

A edição pela Numérica, com a chancela de Portugal Som, está arrumada da seguinte forma o primeiro CD reúne "Cantos e danças de Portugal", enquanto cada um dos restantes diz respeito a um região - Minho, Trás-os-Montes, Beiras, Alentejo e Algarve.

Michel Giacometti interessou-se pela música popular portuguesa depois de uma visita ao Museu do Homem em Paris, veio para Portugal e foi pesquisando e gravando as músicas que o povo cantava nas diferentes situações do quotidiano. Lopes-Graça interessava-se desde a década de 1930 pela música tradicional portuguesa depois de ter lido os estudos de Rodney Gallop e Kurt Schindler. Na década de 1940 Lopes-Graça chegou a fazer algumas investigações na Beira Baixa.

Ao compositor "interessava sobretudo o que era mais característico e alternativo ao que era a dominante na época de música tradicional", referiu Vieira de Carvalho.

Jornal de Notícias

Leave your comment