"Quatro ao Sul"
José Barros (José Barros e Navegante), Rui Vaz e José Manuel David (Gaiteiros de Lisboa) e Pedro Mestre (Tocador e construtor de violas campaniças).
Diferenciando-se por um novo repertório que vai mais para além do cante e das modas do Alentejo com a incorporação de temas populares e tradicionais do Mediterrâneo Europeu. O grupo recria os ambientes das modas alentejanas com recurso de violas campaniças e usando as técnicas originais. Por outro lado, à medida que o repertório o exigir inserem outros instrumentos acústicos da tradição mediterrânica.
A viola campaniça é um instrumento quase desaparecido do universo da música tradicional portuguesa. Outrora expandiu-se mais ou menos por todo o Baixo Alentejo, acompanhando as modas de despique e baldão que se cantavam em momentos de festa, como a Feira de Castro Verde e os arraiais populares. Hoje em dia está circunscrita apenas a dois ou três concelhos. Em Castro Verde já há algum trabalho de recuperação deste instrumento e da sua aprendizagem.
Leave your comment
Enviar um comentário