7 de agosto de 2008

Música: Ovação inicia recuperação de espólio em vinil para CD

O álbum "Gira-discos", editado pela Ovação, inicia uma série que recupera do vinil para o suporte digital o espólio desta editora e da extinta Estúdio, nomeadamente um tema de Coimbra com José Afonso, disse o editor Fernando Matias.
"Estamos, através desta série e de uma outra, intitulada 'clássicos da rádio', a recuperar o espólio que temos, fundamentalmente da discográfica Estúdio", explicou Fernando Matias.
A opção "é pela transversalidade do repertório musical, procurando abranger os diferentes géneros musicais desde o fado de Lisboa à canção coimbrã, passando pela pop, a popular e a ligeira", precisou.
O primeiro CD, agora saído, reúne vozes como as de José Afonso, enquanto solista do Orfeão Académico de Coimbra, Maria da Fé, Luís Goes, Quadrilha e Tony de Matos.
"Muitos destes nomes grandes que hoje ainda estão na memória colectiva correm o risco de serem esquecidos, o que seria injusto para o seu talento, como para a memória da música portuguesa", afirmou Fernando Matias.
Segundo este, a gravação de 1962 da "Balada Aleixo", a mais antiga do CD, assinala "o momento em que José Afonso abandona o acompanhamento por guitarra e é solista do Orfeão".
Nesta gravação, José Niza acompanha à viola José Afonso.

2 Comments:

Anónimo disse...

parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido!

Edward Soja disse...

Olá,

Pois é, é uma das faixas do disco, reeditado pela Ovação, do Orfeão Académico. E como se chama esta compilação que vem agora a lume?

Em breve trarei novidades sobre mais versões, amigo.

Abraço