17 de outubro de 2008

Colóquio sobre José Afonso em Madrid


Madrid, 17 Out (Lusa) - Uma retrospectiva de Manoel de Oliveira, um debate sobre o papel da música nas transições políticas em Portugal e Espanha e um festival de gastronomia são algumas das ofertas da 6ª edição da Mostra Portuguesa em Madrid.

O extenso calendário da edição deste ano - a mais ambiciosa de sempre e que se alargará entre finais de Outubro e Dezembro - inclui ainda vários concertos musicais, exposições, debates literários e encontros filosóficos.

Detalhes de todo o calendário serão divulgados apenas na próxima semana, num encontro com jornalistas no Circulo de Bellas Artes em Madrid.

Dados preliminares avançados hoje pela Embaixada de Portugal em Madrid - uma das entidades que promove a Mostra - referem que estão previstos concertos de Mísia, Júlio Pereira, David Fonseca, António Rosado e o duo de Maria João e Mário Laginha.

No campo cinematográfico, e além do ciclo homenagem a Manoel de Oliveira, está prevista uma mostra de curtos de recente produção, incluindo o "Call Girl" que o próprio realizador, António-Pedro Vasconcelos, apresentará aos públicos madrilenos.

O calendário inclui exposições de fotografia e artes plásticas, com artistas como Helena Almeida, Edgar Martins, Carlos Bunga Albuquerque Mendes e Richard Câmara.

No capítulo de exposições há ainda a referir a mostra arquitectónica "21 Projectos do Século 21" e a apresentação do último do desenho português na 1ª Bienal Iberoamericana de Desenho.

Um dos momentos mais antecipados da mostra é um debate-colóquio sobre a incidência da música e da canção popular nas transições políticas de Espanha e de Portugal, em que serão recordados os 20 anos da morte de Zeca Afonso.

As artes culinárias marcam presença através do chefe da Tivoli Hotels & Resorts, Luis Baena, conhecido como uma das vozes da renovação da gastronomia portuguesa.

Além da semana da cozinha portuguesa, no Hotel Intercontinental em Madrid, Baena participará também nas jornadas gastronómicas de portas abertas onde o público pode saborear a sua cozinha.

Na sua sexta edição a Mostra Portuguesa é organizada pela Embaixada de Portugal, pelo Instituto Camões, Governo de Espanha - através dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Cultura - e pela autarquia de Madrid.

ASP.

Lusa/Fim

1 Comment:

Manuel Dominguez disse...

E fantastico Espanha necesita conocer a ese desconocido portugal, igual que portugal a espanha y galicia, ambos formamos parte de esa iberia tan amada y querida hay tantos anos por esos espanholes y portugueses de ben, me alegro, recordo o LUAR y o DRIL, saludos