21 de novembro de 2008

"Latcho Drom" na AJA

Integrado na 1ª mostra do movimento associativo de Setúbal, a AJA apresenta, no dia 28 de Novembro, pelas 21 horas, na sede da AJA, o filme "Latcho Drom" de Tony Gatlif seguido de um pequeno debate.
"Latcho Drom" conforme escreveu José Navarro de Andrade, "não é um filme sobre os ciganos - é um filme cigano. Uma obra que faz do olhar um modo interior de ver o povo rom. Ajuda e muito que Tony Gatlif, o seu realizador, seja ele próprio um homem da raça".

Latcho Drom, mistura de documentário e musical. Latcho Drom assume a forma de viagem que, durante um ano, do verão ao outono e do inverno à primavera, acompanha diversos grupos nomadas, desde a Índia até a Espanha, passando pela Turquia, Romênia, Hungria, República Checa, Alemanha e França, relembrando o massacre nazi que dizimou milhares de ciganos nos campos de concentração e finalmente denunciando/exorcizando os crimes e preconceitos sofridos ao longo dos séculos. Por intermédio de rituais coletivos – que valem não pela codificação que instituem, mas sim pelo reunir de pessoas a fim de compartilhar experiências individuais com a comunidade –, os quais se manifestam na música e na dança, Gatlif, com fé e alegria juvenis, acaba por celebrar a vida, que explode em cores, ritmos, movimentos e energia contagiantes.

Apareçam!

2 Comments:

Rui Mota disse...

Lá estaremos!

RM

José Faria disse...

Gostaria de estar presente, mas a distãncia e outras ocupações culturais não o permitem.
Mas divulgo e comungo do mesmo espirito solidário na divulgação no Zémaiato.
Abraços