18 de abril de 2009

"20 Canções para Zeca Afonso" na Mealhada

O cineteatro Municipal Messias vai ser palco, na noite de sexta-feira, 24 de Abril, pelas 21h 30m, de um espectáculo de homenagem ao célebre músico Zeca Afonso, como forma de assinalar os trinta e cinco anos da Revolução dos Cravos. “20 Canções para Zeca Afonso” é o nome do projecto musical que reflecte o olhar da geração mais jovem sobre a música e as palavras deste cantor de Abril.
Este é um projecto musical que desafia os demais a uma reflexão sobre a obra poética e musical desta figura impar da cultura portuguesa. “20 Canções para Zeca Afonso” surge em 2007, duas décadas depois do desaparecimento do músico, e é um espectáculo que pretende recriar a raiz popular da música de Zeca Afonso num contexto inovador, que concilia as melodias das canções (vozes), os timbres jazzísticos do trio de Jazz (guitarra, baixo e bateria) que acompanham os instrumentos solistas (saxofone e piano) e a ambiência subtil do quarteto de cordas, numa fusão única de universos musicais.
O repertório seleccionado inclui temas muito popularizados e outros menos divulgados entre um público mais generalista. Um espectáculo de noventa minutos, que se revela uma alternativa original e requintada de prestar homenagem a Zeca Afonso, “procurando o equilíbrio entre uma mensagem emocional clara, pelas palavras e temas musicais, e a leveza fraterna e optimista própria da sua música”, divulga a produtora, numa nota sobre o projecto.
Nessa noite, quem marcar presença no cineteatro Municipal Messias poderá ouvir temas tão conhecidos como “Traz outro amigo também”, “A morte saiu à rua” ou “Venham mais cinco”, ou outros como “Tenho barcos”, “Menino do bairro negro”, “Canção de embalar”, “Maria Faia”, “Cantigas de Maio”, “Senhor Arcanjo”, “Coro da Primavera”, “Fui à beira mar”, “Adeus, ó Serra da Lapa”, “Redondo Vocábulo”, “O homem voltou”, “Os índios da meia-praia”, “Não é meu bem”, “Senhora que o velho”, “Verdade é Mentira”, “Eu dizia”, “Benditos” e “À proa”.
As reservas para o espectáculo podem ser efectuadas através dos números de telefone 231 209 870 ou 231 200 980. Os bilhetes, que já se encontram à venda, podem ser ainda adquiridos, e levantados, na bilheteira do cineteatro Municipal Messias, das 20h às 22h, de quinta-feira a segunda-feira, ou das 15h às 18 horas, de domingo.

Leave your comment