26 de abril de 2009

José Afonso eleito 4º melhor cantor pela redacção da revista Blitz

A fadista Amália Rodrigues foi eleita a melhor cantora portuguesa de sempre pela redacção da revista Blitz, uma votação revelada na edição de Maio que inclui ainda as vozes de Carlos do Carmo, António Variações e José Afonso.
A edição de Maio, colocada hoje à venda, apresenta uma lista nacional e internacional dos melhores cantores de sempre, escolhidos pela redacção da publicação mensal e pela revista Rolling Stone, respectivamente.

A lista dos melhores portugueses é liderada por Amália Rodrigues e integra ainda mais dois nomes do fado: Carlos do Carmo, em segundo lugar, e Mariza, em quinto.

A redacção da Blitz elegeu apenas oito cantores portugueses, quatro mulheres e quatro homens.

Em terceiro lugar figura António Variações e em quarto José Afonso, ambos falecidos nos anos 1980.

Paulo de Carvalho surge em sexto, Maria João em sétimo e Teresa Salgueiro em oitavo.

Os cantores eleitos pela revista Blitz são descritos na edição de Maio por oito músicos portugueses e os textos são acompanhados por sugestões de temas e de artistas que terão influenciado.

1 Comment:

Anónimo disse...

Desde já parabéns pelo blog, que descobri há pouco tempo e vejo que é regularmente actualizado.

Em relação à lista, foi agora publicada outra, que resulta da votação do público, e que pode ser encontrada no seguinte link: http://blitz.aeiou.pt/?p=stories&op=view&fokey=bz.stories/44769

Nesta lista encontra-se José Afonso em 2º lugar, o que confirma mais uma vez que os portugueses reconhecem a sua importância para o país e para a música nacional.

Ana Catarina Silva