22 de abril de 2009

Sessão evocativa de José Afonso na Nazaré

Amanhã, dia 22, a Biblioteca Municipal da Nazaré acolhe uma sessão evocativa de José Afonso, que vai contar com a presença da filha do cantor, Helena.

Numa iniciativa pensada sobretudo para os alunos do Externato D. Fuas Roupinho, mas aberta a todos os interessados, serão cantados alguns dos temas mais emblemáticos do cantor de intervenção. A apresentação de alguns elementos biográficos de Zeca Afonso compõem esta evocação de um dos mais importantes compositores e intérpretes portugueses do século XX.

Esta sessão, que se realiza às 15h00, ocorre em vésperas das comemorações do 25 de Abril, para sempre marcado pela música "Grândola Vila Morena" do próprio José Afonso.

1 Comment:

MJSantiago disse...

Parabéns à Biblioteca da Nazaré pela feliz iniciativa de relembrar Zeca Afonso e de permitir aos alunos do Externato Dom Fuas Roupinho um contacto próximo com a filha do que foi um dos maiores cantautores que Portugal há-de ter. Com o seu discurso simples e humano, com o seu testemunho, ela ajudou-nos a vê-lo como homem de carne e osso, com sentimentos comuns, sujeito às intempéries da vida, e não apenas como um mito. Este facto talvez contribua para que os jovens compreendam que, quaisquer que sejam as circunstâncias, o que conta verdadeiramente é a formação pessoal, a personalidade de cada um, e essa está sempre a tempo de ser repensada. A memória que todos guardamos de Zeca Afonso, para além do seu talento, deve-se à sua capacidade de ser solidário com os outros e verdadeiro consigo próprio. É por isso que ele e as suas canções nos fazem vibrar, é por isso que ele constitui um exemplo que não pode nunca apagar-se.
O cantor morreu, VIVA O ZECA!