4 de maio de 2009

d´Orfeu ganhou Prémio Nacional Adriano Correia de Oliveira

A d’Orfeu recebeu o Prémio Nacional Adriano Correia de Oliveira, do Festival Cantar Abril, em Almada, a 30 de Abril, com a recreação do tema “A Acupunctura em Odemira”.

O tema foi recuperado do antigo projecto da d’Orfeu “Os CantAutores”, com arranjo de Luís Fernandes, para formação de sopros, sobre o tema de José Afonso/Fausto.

O júri, constituído por Fernando Tordo, João Afonso, Amélia Muge, Samuel e André Santos, elegeu o tema levado a concurso pela d’Orfeu, depois de uma selecção de mais de duas centenas de canções concorrentes de todo o país, a que seguiram as eliminatórias em palco a 16 e 17 Abril e, por fim, a final no Teatro Municipal de Almada completamente cheio, em que actuaram os 5 finalistas de cada modalidade.

Pela d’Orfeu e reeditando parcialmente a formação de sopros de “Os CantAutores”, Luís Fernandes (flautim e voz) e Abílio Liberal (tuba) apresentaram-se com Guto Lucena e Jean-Marc Charmier (respectivamente sax soprano e fliscorne, músicos da orquestra residente do festival, dirigida por António Palma). Os dois músicos trouxeram para Águeda o Prémio “Adriano Correia de Oliveira”.

O Festival Cantar Abril é uma iniciativa bienal da Câmara Municipal de Almada que pretende homenagear a música de intervenção e os ideais de Abril, destinada a artistas e grupos de todo o país. O espectáculo da final, com as 10 canções finalistas no palco do Teatro Municipal de Almada, foi gravado na íntegra e prevê-se que seja brevemente emitido na Antena 1, emissora oficial do festival.

Os premiados do Festival “Cantar Abril” 2009 foram os seguintes:

- Prémio Adriano Correia de Oliveira, de Recriação de Canções da Resistência: Os CantAutores (d’Orfeu), com o tema “Acupunctura em Odemira” de José Afonso/Fausto.

- Prémio José Afonso, de Criação de Canções de Liberdade: A Presença das Formigas, com o tema “O Rei”.

- Prémio Ary dos Santos, de Poema: Mário Morais, com o tema “Mera Aparência”.

- Prémio Carlos Paredes, de Carreira: Sérgio Godinho.

1 Comment:

Anónimo disse...

comuniquem no blog, quando a Antena 1 fizer a transmissão do espectáculo...