31 de julho de 2009

Textos da agência Lusa sobre José Afonso

A propósito do 80º. Aniversário do nascimento de José Afonso, que se completa no próximo domingo, dia 02 de Agosto, a Agência Lusa divulga, hoje e no sábado, um conjunto de textos com depoimentos sobre o cantor.

Respeito pelo cantor na Alta de Coimbra é quase veneração

O cantor José Afonso deixou em Coimbra um profundo rasto de afectos, sobretudo na Alta, onde o respeito com que os moradores recordam o antigo vizinho se aproxima por vezes da veneração.
Um professor que não usava fato e gravata - Aluna de Setúbal

José Afonso era um professor que se apresentava sempre com grande simplicidade, não usava fato e gravata, e granjeou a simpatia de muitos alunos, antes de ser expulso do antigo Liceu de Setúbal, em 1968.

Actividade anticolonial causou-lhe problemas com a PIDE - Mia Couto

O escritor moçambicano Mia Couto recorda José Afonso como "uma pessoa diferente", avessa a formalismos e com uma intensa actividade anticolonial em Moçambique, que lhe causou problemas com a PIDE, a polícia política portuguesa.

"Um pouco mais de beleza, um pouco mais de decência" - José Amaro Dionísio

O escritor José Amaro Dionísio foi aluno de José Afonso em Faro e só 30 anos depois reencontrou o cantautor, que hoje diz representar para si "o que sempre representou: um pouco mais de beleza, um pouco mais de decência".

Uma relação quase familiar com Mário Sacramento

Na cidade de Aveiro, onde José Afonso nasceu, completam-se no domingo 80 anos, ainda vivem familiares mais ou menos afastados do cantor e amigos que, nos tempos que por lá passou, foram quase sua família.

Entre os Outeirinhos e a taberna da Maria, um lado discreto do cantor

José Afonso viveu quase uma década numa aldeia do concelho de Santiago do Cacém, um refúgio de fim-de-semana pouco conhecido da vida do cantor, mas ainda hoje é recordado com carinho.

Grândola Vila Morena "nasceu" de uma passagem do cantor pela localidade, em 1964

A canção--senha da revolução de Abril nasceu da primeira passagem do poeta-cantor pela vila de Grândola, em 1964, foi escrita dias depois desse concerto histórico para os grandolenses.

José Afonso: Um percurso geográfico entre Aveiro e África

Com a música e o ensino, José Afonso traçou na sua vida um mapa geográfico pessoal, de Faro a Coimbra, de Belmonte a Setúbal, com ponto de partida em Aveiro e passagem marcante por África.

Leave your comment