23 de outubro de 2009

“O José Afonso tinha gostado desta noite”

As palavras de Sérgio Godinho - “o José Afonso tinha gostado desta noite” – sintetiza a noite de 22 dos Três Cantos no Campo Pequeno que reúne “uma história de 40 anos de canções” como disse José Mário Branco a abrir o espectáculo, frisando “estou tão contente” e isso testemunharam as 7.500 pessoas que encheram o Campo Pequeno para ouvi o José Mário, Sérgio Godinho e Fausto, precisamente por esta ordem como apareceram sentado no centro do palco.
“Contem com isto de nós, para cantar e para o resto", disse ainda o cantor José Mário Branco, nos primeiros momentos do concerto que regressa dia 23 ao mesmo palco e dias 31 de Outubro e 01 de Novembro no Coliseu do Porto.
"Guerra e Paz", "Travessia no Deserto", "Como Num Sonho Acordado" foram os três primeiros temas interpretados pelos músicos, todos eles à guitarra, na boca do palco tendo passado em revista êxitos e canções emblemáticas da carreira de cada um dos cantautores.
Um espectáculo sem nada que se lhe aponte, com excelente harmonia/sintonia em palco e com o público a trautear quase todas as canções, tendo os três brindado o público com um inédito, “Faltava esta”.

Entre o público algumas caras conhecidas, designdamente o ex-ministro da Cultura José António Pinto Ribeiro, e o actual da Justiça, Alberto Martins, e também Camané, Jorge Palma, Manuel Freire e Rui Vieira Nery.

O espectáculo junta intérpretes e autores cujas carreiras e percurso de vida se cruzam e revelam afinidades, quer musicalmente quer em termos poéticos.
Com os três músicos esteve uma orquestra de 21 elementos constituída por Filipe Raposo (piano e acordeão), Enzo D’Aversa (teclas e acordeão), João Mário Santos e Sérgio Nascimento (bateria), João Ferreira (percussão), Vítor Milhanas (baixo), João Maló e Miguel Fevereiro (guitarras), Tomás Pimentel, Guto Lucena e Luís Cunha (sopros), Rui Vaz e José Manuel David (gaita de foles, percussão e coros), Guilhermino Monteiro, Fernando Pinheiro, Manuela de Brito, Sara Corte-Real, Inês Salselas e Ana Rita Inácio (coros), e ainda as participações especiais de José Peixoto (guitarra) e Carlos Bica (contrabaixo).

Leave your comment