22 de abril de 2010

25 de Abril no Porto evoca José Afonso

"O que faz falta é defender e cumprir Abril!" Com este lema, inspirado no refrão de uma canção de José Afonso, decorre, a 24 e 25 de Abril, a iniciativa que celebra, no Porto, os 36 anos da revolução. O programa foi ontem divulgado pela comissão promotora das comemorações no concelho, que decidiu, este ano, lembrar o 80.º aniversário do autor de Grândola Vila Morena.

Dia 24 (sábado) à tarde, há uma visita pedagógica às instalações da antiga PIDE/DGS no Porto, para jovens até aos 30 anos que não viveram "situações de falta de liberdade", como vincou João Torres, da organização. À noite, a música junta-se à poesia numa evocação do "Zeca". Helena Borges, da Associação José Afonso, diz que a ideia é "enaltecer o homem e o seu exemplo cívico, agitando mentalidades". Depois, vem o fogo-de-artifício.

A tarde de domingo abre com uma homenagem aos resistentes antifascistas no Largo Soares dos Reis. Daqui parte o "desfile da Liberdade" para os Aliados, onde se escutarão mais canções revolucionárias e intervenções a cargo da Associação 25 de Abril.

Rui Azevedo | Público

Leave your comment