7 de julho de 2010

No Porto


Este espectáculo, construído com base em quinze canções populares tradicionais que integram a obra discográfica de José Afonso, é a nossa homenagem no ano em que se comemora o 80º aniversário do seu nascimento.
A importância da sua obra musical e poética e a sua verticalidade como ser humano, na defesa de princípios e valores de liberdade, igualdade e justiça social, tornaram-no um ídolo de todos e, para muitos, um exemplo a seguir.
A sua ligação à cultura tradicional está reflectida em toda a sua obra e as evidentes influências da terra e das tradições populares estão presentes no percurso de toda a sua vida.
A expressão que dá nome a este espectáculo é da sua autoria (”Só se ouve o Brado da Terra”) e identifica também a preocupação que sempre colocamos na defesa da cultura popular tradicional em todos os trabalhos que apresentamos.
O espectáculo inclui 15 canções tradicionais e 2 danças mas é encenado teatralmente e inclui também vários textos não musicados da autoria do Zeca Afonso, percorrendo o pais e muitas das suas tradições, mantendo sempre a cultura popular como pano de fundo.
“O Brado da Terra” estará disponível para apresentação pública a partir do início de Junho, em salas ou auditórios com palco de dimensões para apresentações teatrais e necessita de equipamento de som e iluminação. Participam no espectáculo cerca de 30 elementos e a sua apresentação será, durante todo este ano de comemoração dos 80 Anos do Zeca, totalmente gratuita, garantindo apenas eventuais despesas de deslocação.

2 Comments:

Anónimo disse...

Parabéns pela iniciativa e pelo Vosso contributo para preservar a memória do Zeca, os seus valores tão intemporais, o testemunho da sua identificação com a cultura popular.
Obrigado por manterem acesa a chama!

Anónimo disse...

Todos merecemos esta "chama acesa!
abraços
AJA norte