12 de outubro de 2010

5 anos depois…

No passado sábado, o núcleo do norte da AJA comemorou o seu 5º ano de existência. Na Cooperativa UNICEPE – onde se realizou a primeira reunião – foi descerrada, simbolicamente, uma placa comemorativa. Como sempre, em cada rosto igualdade…


INTERVENÇÃO DE JOANA AFONSO EM NOME DO NÚCLEO DO NORTE DA AJA

Companheiros,

Registo com muito apreço a presença de representantes de algumas entidades que participaram com o núcleo do Norte da Associação José Afonso naquele que terá sido o nosso projecto mais querido até hoje: 80 anos de Zeca. Está aqui representada a Associação 25 de Abril, o CICP, a Cadeira de Van Gogh, o Círculo de Arte e Recreio e a Tane Timor. E é, também, com muita honra, que aqui temos o nosso “velho” companheiro Francisco Fanhais.

Celebramos esta noite, nesta sala tão repleta de amigos (e tantos que ficaram de fora…), o quinto aniversário do núcleo do norte da Associação José Afonso. Festejamos não só o dia de anos, mas também todo o percurso deste núcleo, um percurso pautado pela adesão de pessoas tão diferentes nas vivências e trajectórias, quanto únicas na forma de pensar e agir. Aplaudimos todos aqueles que, através da sua presença e inegável carinho, tornaram esta jornada mais possível. Tantos amigos que trouxeram a força e a vitalidade, que tanta falta nos fazem. Festejamos o presente, mas também o passado (estes últimos 5 anos) e o futuro, que nos anuncia muitos desafios. E, como não podia deixar de ser, festejamos Zeca na sua plenitude e ousadia, que sempre fez prevalecer no seu percurso de vida a vontade de comunicar com os outros e a intenção de agitar.

Cinco anos depois!

Foram cinco anos de entrega a um projecto em cheio. Cinco anos de celebração, a norte, do legado de Zeca, que se foram concretizando através da difusão da sua palavra, música e exemplo cívico. Cinco anos repletos de inquietação e acção, que inspiraram muitas consciências para a luta e para a união, nunca olvidando o que realmente faz falta. Cinco anos de iniciativas, parcerias, desafios e contactos entre diversas entidades e organizações, que nunca esqueceram o espírito solidário, fomentado desde a criação deste núcleo. Cinco anos de ousadia e humildade, honestidade e coerência. Cinco anos que provam que a memória do Zeca é indelével e a força que esta nos transmite é incontestável.

Hoje, eu, que ainda não era nascida à data da morte física do Zeca e me juntei a este projecto há pouco mais de um ano, partilho convosco a celebração do enriquecimento do espírito. Festejo o meu projecto de descoberta, não só do mundo, como de mim mesma, a asserção dos meus ideais e a reafirmação daquilo em que realmente acredito. Festejo um ano de crescimento, só possível através das figuras que aqui encontrei e com as quais fui convivendo e privando. Gente que tantas vezes me fez sentir pequenina, perante a densidade das suas vivências e memórias, e tão grande, tendo em conta tudo aquilo que me foi transmitindo. E, tal como eu, estou segura de que muitos dos que aqui estão se congratulam por pertencer a um projecto tão bonito, que ainda tem muito para avançar e tanto para crescer.

E muitos mais anos virão. Porque acreditamos na concretização da Utopia, na criação da cidade do Homem, coroada pela palavra forte e justa. Porque cremos que um Novo Mundo, sem muros nem ameias, de gente igual por dentro e por fora, é possível. Juntos teremos a força e seremos muito mais do que apenas alguém, contra todos os ventos que nos venham virar as quilhas. Porque, mais que nunca, é preciso cantar e provocar agitação. É preciso avisar e animar a malta.

Brindemos ao crescimento do núcleo nestes cinco anos, a todos aqueles que aqui se encontram e a todos os outros que a nós se juntaram e foram tornando possível o sonho e a acção, sempre com a pronúncia do norte. E brindemos ao Zeca… sempre!

2 Comments:

chico da EMILINHA disse...

AINDA HÁ QUEM SE ADMIRE,
POR EU CONTINUAR A ACREDITAR NA UTOPIA,
EU ADMIRO-ME É POR VER GENTE NOVA
- DAQUI E DE AGORA -
PARTILHANDO EXPERIÊNCIAS COM OS MEUS 59.
NÃO ME FALTEM POR FAVOR.
O ZECA NÃO O FAZ.
VOCÊS SÃO UMA PARTE DA FORÇA QUE NOS MANTEM Á TONA.
O SABER DE CERTOS VELHOS, ALIADA Á FORÇA DE CERTOS NOVOS,,,,
É CÁ UMA MISTURA TÃO BOOOOOAAAAAA

Anónimo disse...

Adorei o cunho pessoal da mensagem. Porque realmente importante é que o legado de valores que o Zeca nos transmitiu se instale no msis íntimo de cada uma de nós e, assim, faça florescer a boa semente que possa existir. Parabéns Joaninha!
Adelino