25 de fevereiro de 2011

Theatro Circo lotado relembra Zeca Afonso

Foi ontem revivida, no Theatro Circo, a obra do músico ZecaAfonso, num concerto de evocação do 24º aniversário da sua morte. A organização do concerto foi da responsabilidade do grupo “Canto D’Aqui”.
As conhecidas músicas de Zeca Afonso foram reinterpretadas por elementos, não só dos “Canto D’Aqui”, mas também do grupo “Sopros de Zeca”e do Coro da Associação de Pais do Conservatório Calouste Gulbenkian, e ainda por alguns músicos e solistas convidados.


Tal como o trabalho desenvolvido por Zeca, o concerto apresentou muita versatilidade, indo da sonoridade dos sopros, ou dos bandolins e cavaquinhos da música tradicional até à guitarra portuguesa do fado de Coimbra.
As quadras e canções de Zeca Afonso, levaram a sala esgotadíssima do Theatro Circo a aplaudir inúmeras vezes de pé, reafirmando-se como verdadeiros hinos, sobretudo das gerações de 60 e 70, mas que se mantêm vivas até hoje.


No final do concerto, o público foi convidado a acompanharcom a voz “Grândola Vila Morena”, em conjunto com todos os músicos que passarampelo palco ao longo da noite, prestando assim uma última homenagem ao cantor de Abril.
Esta não foi a primeira vez que os Canto D’Aqui organizaramum concerto de Tributo a Zeca Afonso, cujo repertório faz parte do seu vasto trabalhode recolha de música tradicional portuguesa.


24/02/2011
Ana Luísa Azevedo | Comum online

1 Comment:

chico da EMILINHA disse...

Que bonito e BOOOMMMM saber que o ZECA nunca nos deixou.....

Por quem sois ( eu sou pelo Vilanovense ),,, tentem fazer estas coisas virada para a gente nova, são eles que não vão deixar esquecer o ZECA,,, que tantos tentam que passe ao lado, até pela situação que as cantorias de há tempos, continuem actuais.

ÓLÁ professores,, OLÁ ALUNOS de hoje,,,,,,, o ZECA, o 25 DE ABRIL, e outras coisinhas, não estão nos programas escolares....

Tenho pena de não ter estado presente,, o tempo a distância, as responsabilidades que me atiram para cima das costas, o frigorifico e a despensa, obrigam-me a prisões.......

ABRAÇOSSSSSSSSS