22 de fevereiro de 2006

Sacos para o pão com Zeca Afonso: Correio do Minho

A Biblioteca Raúl Brandão e a empresa panificadora ‘Pavico’ reúnem mais uma vez esforços para lançar no próximo dia 24 a campanha cultural em homenagem a Zeca Afonso. Sacos para o pão com a biografia e a letra de duas músicas vão ser distribuídas por todo o concelho.

Zeca Afonso vai andar por aí... nos sacos para o pão. A empresa de panificação Pavico e a Biblioteca Raul Brandão, de Guimarães, voltam a unir esforços para uma nova campanha cultural. Desta vez, “para assinalar a data da morte de Zeca Afonso, vão ser lançadas cerca de 200 mil embalagens de pão, em papel, com dados sobre a vida e obra de Zeca Afonso”, revelou ao ‘Correio do Minho’ a responsável da biblioteca, Ivone Gonçalves.

As embalagens serão usadas nos vários postos de venda daquela empresa, no centro e periferia de Guimarães. “A campanha ‘Pão com sonho’ tem como objectivo divulgar a biografia do cantor e letras das canções ‘Menino doiro’ e ‘Utopia’, inscritas em dois modelos de embalagens”, explicou aquela responsável, adiantando que “de um dos lados do caso vai ter um pouco da biografia do autor e do outro lado uma das letras das duas músicas que vão ser divulgadas”.

A ideia não é inédita, porque a biblioteca e a empresa já deram as mãos em várias campanhas do género. “A campanha ‘Pão com sonho’ surge na sequência de outras resultantes da mesma parceria. A primeira surgiu em 1996, ‘Pão com livros’. Seguiram-se ‘Pão com poesia’, em 1997, ‘Pão com liberdade’, em 1999 (evocação dos 25 anos do 25 de Abril) e ‘Pão com Teatro’, em 2002”, sublinhou Ivone Gonçalves.
Os sacos para o pão vão ser distribuídos em todos os postos da cidade e aldeias do concelho de Guimarães em que a Pavico é responsável.
“Esta é uma forma que achamos excelente de chegar a toda a gente, porque toda a gente compra e come pão. É uma maneira simples e eficaz de transmitir a mensagem a todos”.

A campanha cultural vai ser lançada no próximo dia 24 e os sacos vão ser distribuídos até acabarem.
Esta é uma das iniciativas de um amplo programa de homenagem ao cantor, promovido pela Associação José Afonso.
O ponto alto da homenagem a Zeca Afonso é um mega-espectáculo, nos próximos dias 24 e 25, no Centro Cultural de Vila Flor, em Guimarães, com duração de 30 horas.

Patrícia Sousa

Leave your comment