10 de fevereiro de 2006

"Zeca sempre"

Obra em memória de Zeca Afonso é lançada em Fevereiro

A Editora Arca das Letras vai lançar em Fevereiro o livro "Zeca Sempre", uma obra em memória e de homenagem ao "cantor de Abril" que reunirá textos de 12 autores sobre a vida e obra de José Afonso.

Em comunicado, a editora portuense refere que o livro será lançado em Guimarães, no âmbito de um festival de homenagem ao cantor.

Alípio de Freitas, Francisco Fanhais, Hélder Costa, José António Gomes, Jorge Ribeiro, Xabier Paz e Xosé Luís Mendez-Ferrin, entre outros, são autores que já aceitaram participar neste projecto literário.

"O livro será uma forma de recordar a obra de um cantor praticamente banido das ondas radiofónicas", considera a editora Arca das Letras.

Para José António Gomes, um dos autores da obra "Zeca Sempre", a música de Zeca Afonso está, porém, mais viva e actuante do que nunca, pois venceu, como poucas, a lei da morte e do efémero.

A obra, que será uma biografia, bibliografia e discografia de José Afonso, vai ainda "convidar os leitores a escrever sobre o cantor".

O objectivo é "convidar os leitores a passarem a escrito as suas impressões sobre o livro", acrescenta a editora, que pretende reunir as 50 melhores crónicas sobre o artista, a obra e o cidadão José Afonso em livro.

Os testemunhos dos leitores serão analisados por um júri, sendo que a editora se compromete a editar a obra "antes de se cumprirem 20 anos sobre a morte de Zeca Afonso (24 de Fevereiro de 1987)".

Leave your comment