12 de março de 2006

Participar - Revista AJA nº5 1989

...mais um apelo, mais um apelo revisitado, desta vez sobre a participação. Actual? Sempre.



As associações são como as marés. Enchem e vazam. Um esforço a mais pedido a cada um dos poucos que se atarefam em redor de actividades particularmente absorventes, tem o seu reflexo numa espécie de maré baixa, em que se reconstituem os novos equilíbrios do esforço colectivo e individual.
O associativismo em Portugal - e não sabemos se fora o será também - é isso mesmo: uma difícil gestão das pessoas disponíveis, das horas disponíveis, dos tostões disponíveis, e também dum capital moral que o quotidiano tende a dissolver no diluente da tecnocracia ou do consumismo pessoal ou, simplesmente, do comodismo.
Este número da revista é testemunho dum desses refluxos, que oferece ao menos a vantagem de se poder olhar o fundo, antes coberto duma superfície azulina, ou seja, a oportunidade dum balanço. De facto, sai com sensível atraso. Se daqui passarmos ao campo das restantes práticas, tardam algumas soluções. Especialmente porque a questão do espaço de que carecem, dito noutros termos, a sede, se mantém em aberto, não obstante os últimos e propiciatórios desenvolvimentos do assunto, a que voltaremos se e quando algo de mais concreto surgir.
Apesar disto, desta limitação espacial, sempre foi possível desenvolver um programa de acção, em que desde o início, de resto, nos empenhámos. Ultrapassando a rotina que, também aqui, espreita, insidiosa, se for fechado e estreito o círculo em que nos movemos.
Não. Abrir sobre o corpo associativo as janelas e nutrir-se dele, da sua seiva renovadora, é o espírito que se quer, se não associacionista, pelo menos da A.J.A.
A participação possível dos associados. Participação desde logo na elaboração da revista, cujo pedido se renova. Participação através das sugestões e reparos. Participação no alargamento dos nossos horizontes sociais, na dinamização local. Participação na revelação ou fornecimento de elementos etnográficos ou simplesmente noticiosos referentes a José Afonso, etc.. Participação, em suma, de tantas e tão diversas maneiras. Participação.

Leave your comment