8 de julho de 2006

"No verso dos versos"

"No verso dos versos" é a nova secção do site da AJA, onde podemos encontrar as motivações e interpretações de algumas músicas de José Afonso, pelo próprio e por outros autores, nomeadamente, Oona Soenario, Elfriede Engelmayer, José Anjos de Carvalho e António M. Nunes.
ADEUS Ó SERRA DA LAPA - A serra da Lapa fica na fronteira entre Trás-os-Montes e a Beira Alta, no Norte de Portugal. Nos tempos de Salazar, era uma região muito pobre, como ainda hoje o é. Quem já não suportava a miséria, podia atravessar a fronteira para Espanha, mas isto era bastante perigoso. Precisava-se de um guia, a que muitos tinham de pagar tudo o que tinham ("O meu dinheiro contado"), e mesmo assim, ficava o risco de o guia ser um informante da PIDE.Devido à pobreza em que se vivia, numa luta contínua pela sobrevivência, a decisão de ficar tão-pouco era evidente. Exprime-se isto na frase "Meus companheiros de aventura". Se estes acompanhassem ou não o eu-falante, a diferença seria pequena, a vida continuaria a ser uma aventura. Segundo o dicionário, a palavra aventura é a combinação da preposição "a" e do substantivo "ventura", um sinónimo de sorte. Vivia-se, portanto, conforme o que a sorte trouxesse.

in "A canção de intervenção portuguesa - Contribuição para um estudo e tradução de textos" de Oona Soenario, 1994-1995, Universidade de Antuérpia

Leave your comment