12 de abril de 2007

Espectáculo em Pontevedra homenageia José Afonso

A TV Galiza e a RTP vão fazer uma grande co-produção para assinalar o dia 25 de Abril. O espectáculo, gravado em Pontevedra, que homenageará Zeca Afonso, reunirá grandes nomes da música portuguesa e será apresentado por Sílvia Alberto e o galego Carlos Blanco.

O director da TV Galiza, que chegou a acompanhar Zeca Afonso, tocando gaita, meteu na cabeça que queria fazer um grande espectáculo para homenagear o amigo e a Revolução. Falou com Manolo Bello, igualmente galego e director-geral da produtora portuguesa Comunicasom, e os dois foram bater à porta da RTP, que acolheu bem a proposta de Suso Iglesias. ‘Sempre Abril’, assim se designará a gala a gravar amanhã à noite em Pontevedra, que juntará Sérgio Godinho, Dulce Pontes, Vitorino, Júlio Pereira, Janita Salomé, João Afonso, Zeca Medeiros, Tito Paris, Luís Pastor, Trexadura, Victor Coyote, Xico de Cariño e o grupo Faltriqueira.

A gala, a transmitir no dia 25 de Abril, terá cerca de duas horas e meia de duração no canal galego, sendo provável que na televisão pública portuguesa passe durante menos tempo. Para lá do espectáculo, que decorrerá no Paço da Cultura de Pontevedra, serão exibidos depoimentos recolhidos em Portugal, nomeadamente de Otelo Saraiva de Carvalho, Zélia Afonso, a viúva de Zeca, e de Fausto, que até chega a cantar ‘Rosa Linda’, que os galegos tanto apreciam. Maria de Medeiros, ouvida em Paris, também se associará à gala com apresentação de Sílvia Alberto e Carlos Blanco, como nos garantiu ontem Suso Iglesias, que nos confessou estar muito “contente com esta relação que estabelecemos com a RTP”.

APRESENTAÇÃO

A portuguesa Sílvia Alberto apresentará, com o galego Carlos Blanco, ‘Sempre Abril’, co-produção TV Galiza-RTP, que assinalará a Revolução dos Cravos e homenageará Zeca Afonso, o amigo do director do canal do país vizinho, o jornalista Suso Iglesias, grande mentor da gala.

Ricardo Tavares Correio da Manhã

Leave your comment