12 de abril de 2007

Guarda presta homenagem a José Afonso

Quinta-Feira, 12 de Abril de 2007
Tertúlia e canto de música de intervenção

A Assembleia Municipal guardense não quis deixar em branco a passagem dos 20 anos da norte do poeta.
O auditório da Câmara da Guarda acolhe, hoje, a partir das 21h30, uma tertúlia sobre “José Afonso: O Homem e O Poeta”, no âmbito das iniciativas programadas durante este mês para recordar os 20 anos da morte do artista. As actividades acontecem após uma decisão nesse sentido na Assembleia Municipal da Guarda, a 27 de Dezembro de 2006.
Durante a tertúlia, algumas músicas de intervenção de José Afonso vão ser cantadas por um grupo de alunos e professores da Escola Básica de Santa Clara da Guarda e pelo conjunto “Os Feiticeiros de Oz”.
Entre os próximos dias 16 e 20, a delegação da Guarda do Instituto Português da Juventude abre as suas portas para receber uma exposição intitulada “José Afonso: andarilho, poeta e cantor”, especialmente vocacionada para os alunos das escolas daquele concelho
Uma nova tertúlia, desta vez sobre “A obra de José Afonso, no tempo e no modo”, vai acontecer no dia 18, também auditório da Câmara da Guarda. O evento vai contar com a animação musical da banda “Trivenção”.

TRÊS CONCURSOS
No mesmo dia vão ser lançados três concursos: um sobre expressão plástica, para os alunos do 1º e 2º ciclos; outro de literatura, em prosa ou verso, para os alunos do 3º ciclo; e ainda o desafio a bandas para a recriação musical de um tema de José Afonso. Tendo o dia 21 de Maio como prazo de entrega dos trabalhos, os vencedores serão conhecidos a 1 de Junho, durante um festival dedicado ao poeta, que está agendado para 1 de Junho, na Alameda de Santo André, às 21h30.
José Afonso, que ficará para sempre ligado ao 25 de Abril com a canção “Grândola Vila Morena”, uma das senhas da revolução de 1974, morreu a 23 de Fevereiro de 1987.

Leave your comment