17 de abril de 2007

Porto de Mós faz tributo a Zeca Afonso

Teatro, música e fotografia celebram Zeca Afonso em Porto de Mós, nos dias 24 e 25 de Abril.

Porto de Mós leva arte à população para homenagear, nos próximos dias 24 e 25 de Abril, o cantor e compositor Zeca Afonso, falecido há 20 anos. A peça de teatro Zeca Afonso - Menino D’Oiro, o concerto do grupo Abracadabra e a exposição fotobiográfica do músico marcam os festejos da cidade.

No dia 24 de Abril, terça-feira, no Cine-Teatro Municipal, pode assistir-se à representação de Zeca Afonso – Menino D’Oiro, um projecto do Círculo de Arte e Recreio de Guimarães, que envolve 62 actores de cinco grupos de teatro de amadores. O nome da peça remete para a canção Menino D'Oiro, incluída num dos dois EP intitulados Baladas de Coimbra, de 1963.

O evento encerra, no dia 25 de Abril, com a actuação do grupo musical Abracadabra, às 16h30, no Jardim Municipal de Porto de Mós, que durante toda a tarde interpretará temas da autoria de Zeca Afonso. Paralelamente, pode ver-se a exposição fotobiográfica de José Afonso cedida pela Associação José Afonso, sedeada em Setúbal. A exposição é de carácter itinerante e acompanhará todas as actividades do evento.

Foi a canção Grândola Vila Morena, do disco Cantigas de Maio de 1971, que notabilizou Zeca Afonso como cantor de música de intervenção. A música foi composta como homenagem à Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense e foi a segunda senha a passar, às 0h20 do dia 25 de Abril de 1974, no programa Limite da Rádio Renascença. Era o sinal para o arranque das tropas mais afastadas de Lisboa. A primeira senha foi a canção E depois do Adeus, de Paulo de Carvalho, ouvida no rádio às 23h.

Luísa Patrício 16-04-2007

Leave your comment